JOGO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os estudantes do ensino médio apresentam dificuldades para entender os conceitos relativos às ligações químicas (mesmo depois de terem cursado o referido assunto), fixam conceitos inadequados e, consequentemente, ficam impossibilitados de estabelecer correlações entre os conceitos pertinentes ao conteúdo" (FERNANDEZ e MARCONDES, 2006). A fim de desenvolver uma forma lúdica de aprender os conceitos relacionados à ligação química, este trabalho apresenta um jogo intitulado "Tabuleiro das Ligações Químicas". Foi testado em uma unidade escolar da rede pública do Munícipio de Votuporanga/SP, tendo boa aceitação pelos estudantes. Jogo, com baixo custo e reutilização de objetos são alguns parâmetros usados na criação deste material didático ("Tabuleiro das Ligações Químicas") constituído de: tabuleiro com 16 casas; roleta; 6 peões de cores distintas; moedas de 1 ponto (amarela), de 2 pontos (verdes) e de 3 pontos (vermelhas); cartas com perguntas sobre ligações químicas (com 3 níveis de dificuldade) e cartas bônus acomodando a roleta no centro do tabuleiro, os peões no ponto de saída e as cartas bônus devidamente embaralhadas, sendo entre 5 para cada grupo participante. A dinâmica é a seguinte: o professor conduzirá o jogo, distribuirá as 05 cartas, fará e corrigirá as perguntas, distribuirá os pontos para cada grupo (de 06 estudantes). Após a aplicação do jogo em duas turmas distintas, notou-se que houve interesse e participação ativa dos grupos, direcionando e induzindo o raciocínio deles com explicações, algo era exposto: um termo químico, ideias elaboradas, dúvidas e conclusões corretas a partir das explicações anteriores sobre ligações químicas. Isto indica que a prática contribuiu para o entendimento adequado do conteúdo, permitindo o estabelecimento de correlações entre os conceitos pertinentes aplicados de forma teórica pelos docentes em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de química, jogo didático, ligações químicas.
Detalhes do artigo
Referências
BIBLIOGRAFIA: FERNANDES, C. E MARCONDES, M. E. R. Concepções dos estudantes sobre Ligação Química. Química Nova na Escola " O Aluno em Foco, v. 24, 20-24, 2006.
MORTIMER, E. F; MOL, G; DUARTE, L. P. Regra do octeto e teoria da ligação química no Ensino Médio: Dogma ou Ciência? Química Nova, v. 17, 243-252, 1998.