A EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO FISICA COMO INSTRUMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Desde os primórdios da história da humanidade, a expressão corporal era uma forma natural de comunicação. Tendo o corpo como instrumento, o homem primitivo realizava suas caças, produzia o fogo, fazia rituais e era através da linguagem corporal que expressavam os sentimentos, desejos, vontades, etc. Atualmente, a expressão corporal pode estar aliada a diversas práticas corporais como na dança, na música, no teatro, ou simples gestos como compartilhar sentimentos e exprimir ideias. Desta forma, em que aspecto a expressão corporal pode influenciar no desenvolvimento da criança dentro da escola? O objetivo desse estudo é refletir sobre a importância de se trabalhar com a expressão corporal nas aulas de Educação Física. Em se tratando do processo de crescimento e construção do repertório de movimentos pelo qual toda criança passa, o movimentar-se é fundamental, e a tecnologia nos dias atuais, muitas vezes, proporcionam a diminuição das atividades corporais, deste modo, podemos complementar que as crianças passam cada vez mais tempo em frente ao computador, televisão, tablete. Sendo assim, a escola tem papel fundamental para que a prática de atividades corporais seja realizada com frequência, e a Educação Física nesse contexto traz uma série de conteúdos que possibilitam esses movimentos. Através da inserção da expressão corporal, podem-se aprimorar as manifestações de movimento ajudando na comunicação humana, na imaginação e criatividade, postura e atenção dos alunos, podendo obter um melhor rendimento dentro da escola.
Palavras-chave: Expressão corporal. Movimento. Educação Física
Detalhes do artigo
Referências
PEDROSA, M. R.; TAVARES, H. M. Expressão corporal e educação: Elos de conhecimento. Revista da Católica. Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 198-206, 2009. Disponível em: < http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n2/16-PEDAGOGIA-05.pdf>. Acesso em: mar 2015