A PRÁTICA DO TÊNIS NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Barbara Sequini NORONHA
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

O presente estudo teve por objetivo levar a prática do esporte tênis em escolares de 8 a 10 anos, já que o mesmo é um esporte diferente dos aplicados no ambiente escolar. O mesmo foi desenvolvido em um Centro de Educação Municipal da cidade de Votuporanga/SP, com escolares atendidos pelo Projeto Pibid de Educação Física. A pesquisa foi constituída por duas etapas: a primeira, que ofereceu subsídios para as crianças envolvidas conhecer um pouco mais da história do tênis, e a segunda que teve por objetivo demonstrar, ensinar e promover a prática do esporte. A temática foi trabalhada durante 4 aulas de Educação Física. Na primeira aula foi apresentada a história do esporte e logo após os alunos vivenciaram uma atividade adaptada. Nas demais aulas foram trabalhados os movimentos específicos do tênis seguindo uma sequência pedagógica. Os resultados observados foram extremamente positivos, pois as crianças participaram de maneira maciça em todos os exercícios propostos, mostrando-se animadas com as aulas, e sempre dispostas a fazê-las. Por meio das aulas foi possível promover uma diversificação de uma nova modalidade esportiva, de forma intencional a provocar interesse pelo esporte apresentado, permitindo assim à inclusão de crianças com dificuldades em realizar outras atividades, sendo possível ensinar valores como disciplina, honestidade e força de vontade. Portanto, a introdução de um esporte `novo" no contexto escolar, deve ser aplicado de forma gradativa, seguindo toda uma progressão pedagógica, até a introdução dos materiais oficiais. Assim, percebeu-se que houve uma grande aceitação, com a participação de todos durante as aulas, sendo bem recebido para algo que alguns nunca tinham visto ou praticado.

Palavras chaves: Tênis; Ambiente escolar; Alunos

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS