DIGA NÃO AO BULLYING

Conteúdo do artigo principal

Lígia Oliveira de MELO
Evelyn Marcélin Garcia de OLIVEIRA
Danilo do Nascimento GONÇALVES
Maria Celina Trevisan COSTA

Resumo

O bullying é uma prática muito recorrente na atualidade e infelizmente encontrado com uma frequência alarmante dentro das escolas. Buscando intervir nessa realidade, alunos do 7º Período do curso de Psicologia do Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV, dentro da disciplina da Psicologia Comunitária desenvolveram um projeto com o tema em questão. A turma escolhida foi uma sala de Escola Estadual, 3º Ano do Ensino Médio Noturno do município de Votuporanga. A priori o projeto foi apresentado à Direção e Coordenação Pedagógica da escola escolhida e após a sua aprovação deu-se início ao projeto in loco. Foram realizados 06 encontros com a turma e em cada reunião era desenvolvida uma ação diferente: 1- Apresentação dos estagiários; contrato verbal de participação; foi discutido o que os alunos entendiam por bullying, se haviam presenciado ou participado como vítimas ou agressores; aplicação de questionário com perguntas fechadas relativas ao tema; 2- Resultados tabulados do questionário aplicado; apresentação de Power Point sobre o histórico do bullying e consequências; 3- Apresentação dos vídeo Amanda Todd, O garoto que superou o Bullying e cantou sobre isso e em seguida realizou-se uma roda de conversa e discussão sobre os temas; 4-  Dinâmica Porta do Céu; 5- Apresentação do filme ‘Bullying’ - Provocações sem limites, 6- Roda de conversa sobre o filme, feedback dos encontros anteriores, despedida e encerramento. Avaliamos o projeto de forma positiva, pois através dos feedbacks recebidos dos alunos, observamos que em situações práticas de bullying eles relataram saber a maneira adequada como agir. Além de terem demonstrado assimilação e interesse quanto ao tema em questão, demonstrando indignação, empatia e assertividade.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS