INCLUSÃO DA DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Conteúdo do artigo principal

Marília Martinez da SILVA
Patricia Sant’ana MATHIAS
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

A deficiência visual é caracterizada pela perda parcial ou total da capacidade visual, levando o indivíduo a uma desvantagem em seu desempenho habitual. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa foi vivenciar a temática da deficiência visual em alunos do Ensino Fundamental I. Para tanto o estudo desenvolveu-se na CEM Clary Brandão Bertoncini, na cidade de Votuporanga/SP, em 30 escolares do 3º ano do Ensino Fundamental I, com idades entre 7 a 9 anos, todos atendidos pelo Projeto Pibid de Educação Física. Primeiramente foi apresentada uma história em quadrinhos da turma da Mônica com a temática de inclusão social e deficiência visual. Além dessa história os alunos vivenciaram uma atividade em que os mesmos deveriam se comportar com tal deficiência. Para identificar o conhecimento sobre o tema desenvolvido foi realizado uma entrevista com 4 questões de caráter fechado. Na primeira questão 43% dos alunos responderam que já viram e/ou conheciam alguém como a personagem da turma da Mônica Dorinha e 57% responderam que não. Na segunda questão apenas 30% dos alunos responderam que conheciam outro tipo de deficiência e 70% dos alunos responderam que não. Quando questionados sobre oque acharam a atividade aplicada na quadra, 20% dos alunos responderam difícil, e 80% consideraram fácil. Na quarta e última questão 100% dos alunos responderam que teriam amizade com pessoas com algum tipo deficiência. Em relação a aula prática a aceitação da mesma foi bastante proveitosa, visto a grande participação e interação dos alunos no decorrer da atividade. Portanto, os resultados mostraram-se positivos, onde os alunos em nenhum momento demonstraram obter preconceitos.

Palavras-chave: Inclusão; Deficiência visual; Escolares.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS