MAZE: GIVING DIRECTIONS

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Camila Mayra BISSI
Camilo Augusto Giamatei ESTELUTI

Resumo

Este trabalho consiste no resultado de um projeto desenvolvido no Pibid Letras-Inglês, que atua na escola Profª Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga-SP, em que se buscou desenvolver a compreensão auditiva e falada por meio do conceito do lúdico como forma de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, utilizando como elementos de estudo o filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, além do uso de vídeo instrucional sobre directions. De acordo com Schutz (2003), "a motivação pode ser definida como o conjunto de fatores circunstanciais e dinâmicos que determina a conduta de um indivíduo". Segundo Rego (1997), o autor Vygotsky também assevera em seus estudos três fatores que devem ser levados em consideração na aquisição da linguagem, que fazem toda a diferença na interação entre professor e aluno, como fatores sociais, comunicativos e culturais, pois, de acordo com ele, há na verdade um desenvolvimento simultâneo da linguagem e do pensamento prático, itens os quais justificam a aplicação desse trabalho. Quanto ao desenvolvimento da atividade, foi exibida uma cena do filme mencionado, estimulando os discentes a realizar comentários sobre direções na língua inglesa, e com o auxílio do vídeo instrucional, utilizaram-se frases para a realização da atividade final, praticando o inglês por meio da fala e da compreensão auditiva. Como atividade lúdica final, foi feito em sala de aula um labirinto com as carteiras, a fim de se praticar as direções com os alunos na língua-alvo. O resultado foi satisfatório, pois eles se mostraram engajados com o conteúdo ministrado.

Palavras-chave: Ensino de língua inglesa. Lúdico. Direções.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1997.

SCHUTZ, Ricardo. Motivação e desmotivação no aprendizado de línguas. Disponível em: <http://www.sk.com.br/sk-motiv.html>. 10 de novembro de 2003. Acesso em 06 de março de 2015.