MEDECHA – UM ESTUDO SOBRE A ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA PROMOÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO EVENTO

Conteúdo do artigo principal

Nadya Dayane MARTINS
Vera Lucia Guimarães REZENDE

Resumo

Este artigo propõe um estudo sobre a Assessoria de Imprensa para o evento Medecha (Movimento de Desimpedimento dos Cachos), que foi idealizado pelo grupo Crespos e Cacheados de Votuporanga e será o primeiro encontro na região Noroeste Paulista a falar sobre  cabelo black power. O evento assumiu um papel político e sociocultural ao tratar da quebra de paradigmas da sociedade em questões que envolvem o preconceito, é o fomento à luta a favor da igualdade. Trata-se de um ativismo social que traz na temática "cabelo" todos os assuntos acerca do respeito às diferenças, aceitação e emponderamento.  O objetivo deste trabalho é oferecer um plano de comunicação que utilize as mídias sociais (Facebook, Whatsapp e Instagram) como principais meios de comunicação, além de meios tradicionais como o rádio, jornal impresso, revistas e tevê. Os produtos oferecidos ao grupo serão: perfil, página e evento criados na rede social Facebook; perfil no Instagram; grupo no Whatsapp para interação com o público; relises à imprensa para formulação de matérias; spots para rádio; roteiro e produção de vídeos e ensaios fotográficos para alimentar as redes sociais, elaboração de textos para acompanhar os vídeos e fotos; mailing list de parceiros/patrocinadores e clippings eletrônicos.  O movimento acontecerá em 21 de novembro de 2015, e toda a proposta será desenvolvida antes da realização do evento e no pós-evento, com intuito de divulgar, promover e implementar a ação social  na cidade de Votuporanga tornando-a um acontecimento anual.

Palavras-chave: ativismo social; assessoria de imprensa; mídias sociais; plano de comunicação.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

FERRARETO, Elisa Kopplin e FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: Teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Summus. 2009.

LOPES, Boanerges. O que é assessoria de imprensa. São Paulo: Brasiliense. 1994.

LORENZON, Gilberto e MAWAKDIYE, Alberto. Manual de assessoria de imprensa. Campos do Jordão: Mantiqueira. 2002

SOCIAIS. Para entender as mídias. De organização de Ana Brambilla com uma Licença Creative Commons, 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 de set. de 2015.