O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
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Resumo
Através da Socialização, podemos trabalhar os valores humanos, como: respeito, solidariedade, confiança, cooperação e amizade; favorecendo a interação entre as crianças e o meio ambiente, construindo regras, normas e atitudes positivas. A Educação Física é uma excelente ferramenta como fator social, pois ela é responsável por criar meios de motivação onde os alunos se sintam à vontade para participar das aulas, trabalhando com atividades em grupos, auxiliando assim na melhora da autoestima, da Socialização e do convívio dos alunos com os colegas e os professores. O estudo desse trabalho é de extrema relevância, pois aborda o desenvolvimento social no âmbito escolar através das aulas de Educação Física, que por meio de sua ação pedagógica proporciona aos alunos valores e princípios morais e sociais que serão aprimorados durante a vida, considerando-se que muitos desses valores são aprendidos em casa, na igreja ou até mesmo na rua. O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância de desenvolver a Socialização nas aulas de Educação Física escolar, sendo ela uma ferramenta para o processo de integração entre os alunos. A Educação Física tem importância no contexto escolar, logo ela propicia a continuidade do desenvolvimento social e afetivo que começam em casa com a família, possibilitando a prática de atividades físicas que demonstrem um espírito de afetividade e cooperação por parte dos alunos. Conclui-se que a Educação Física tem importância no âmbito escolar; pois ela possibilita a prática de atividades físicas que demonstram um espírito de afetividade e cooperação por parte dos alunos, além de favorecer importantes espaços para a melhora das relações sociais como a amizade, integração, convivência e o respeito; mas também, a resolução de problemas e conflitos entre os alunos.
Palavras-chave: Educação Física. Socialização. Ensino Fundamental I.
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Referências
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos. O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência. 2 ed. Santos: Projeto Cooperação. 2002.
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