CONSELHOS TUTELARES: ESBOÇO HISTÓRICO, CARACTERÍSTICAS, ATRIBUIÇÕES E A NECESSIDADE DE UMA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL ATUALIZADA

Autores

  • Bruno César da Silva Defensor Público do Estado de São Paulo, Membro do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Mestre em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino (ITE) de Bauru.
  • Wilson Francisco Wilson Francisco Domingues

Resumo

Este artigo analisa, de acordo com o disposto no ECA, a missão institucional dos Conselhos Tutelares e verifica que para o bom desempenho desta tais Conselhos devem ser criados e bem estruturados por uma legislação municipal de qualidade que, constantemente, deve ser revista e atualizada, em especial depois da vigência da Lei n. 12.696/2012 que trouxe importantes alterações ao Estatuto e impôs novas regras gerais que, necessariamente, precisam ser seguidas por todos os Municípios do país a partir do final de 2015. O objetivo deste trabalho é destacar o papel, de extrema importância, desempenhado pelos Conselhos Tutelares no âmbito municipal, dentro da estrutura de funcionamento do sistema nacional de proteção à infância e juventude. O método utilizado é o dialético, comparando-se entendimentos, discutindo-se as problemáticas envolvidas e ao final apresentando soluções para as questões de interesse público relacionadas às mudanças introduzidas por esta referida lei federal.

Biografia do Autor

  • Wilson Francisco Wilson Francisco Domingues
    Advogado e Professor Universitário do Curso de Direito do Centro Universitário de Votuporanga-SP - UNIFEV. Especialista em Direito Público. Mestre em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino (ITE) de Bauru.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos