O IMPACTO DA FALTA DE IDENTIDADE DINÂMICA CIVIL-CONSTITUCIONAL DO SER HUMANO NO LIVRE-ARBÍTRIO DO PROJETO DE VIDA: UMA ANÁLISE JURÍDICA, FILOSÓFICA, PSICOLÓGICA E LITERÁRIA.
Resumo
A identidade humana é um processo dinâmico e multifacetado, influenciado por fatores sociais, culturais e históricos, e intrinsecamente ligado ao projeto de vida do indivíduo. O ser humano, por natureza, projeta-se no futuro, construindo sua identidade a partir de suas escolhas e experiências. A garantia da identidade dinâmica civil-constitucional é fundamental para o exercício pleno da cidadania e para a construção de um projeto de vida único. Este trabalho objetiva analisar a complexidade da identidade humana, a relação entre identidade e projeto de vida, e a importância da proteção jurídica para a realização plena do indivíduo. Para isso, a metodologia envolveu uma abordagem interdisciplinar, levantamento teórico e prático sobre o tema, em diferentes áreas do conhecimento, como o Direito, a Filosofia, a Psicologia e a Literatura. A pesquisa demonstrou que a identidade não se limita à esfera jurídica, sendo moldada por diversas outras dimensões, como a psicológica, a social e a cultural. A jurisprudência internacional e nacional devem reconhecer o direito à criação e ao desenvolvimento de um projeto de vida, garantindo condições para que os indivíduos possam exercer livremente suas escolhas. Conclui-se que a educação é um fator essencial para a construção de uma identidade autônoma e que a proteção jurídica, aliada a políticas educacionais, é fundamental para garantir o pleno exercício do livre-arbítrio no desenvolvimento de projetos de vida.
Palavras-chave: dinâmica; identidade; livre arbítrio; projeto de vida, civil-constitucional;
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autorização Autor: Título do Trabalho: Autorizo, para os devidos fins, de forma gratuita, a publicação de meu trabalho, acima indicado.