JARDIM SENSORIAL – UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Marisa Mauricio Carrasco-Dionisio UNIFEV-Centro Universitário de Votuporanga
  • Valéria Pequeno dos santos

Resumo

O Jardim Sensorial, espaço de lazer no qual as pessoas podem estimular suas percepções, utilizando seus sentidos de forma integrada e, consequentemente promovendo sensibilização e consciência desse ambiente. Este trabalho teve como objetivo utilizar o Jardim Sensorial como ferramenta de educação ambiental. Foram promovidas visitas de estudantes a Jardins Sensoriais localizados em escolas de Educação Básica de Votuporanga, com a finalidade de reconhecer algumas plantas expostas por meio dos sentidos, relacionando esta experiência com outras sensações percebidas anteriormente em suas vidas. Também foi possível o acesso a informações sobre os vegetais observados. Esta visita permitiu que os participantes conhecessem mais sobre a biodiversidade vegetal da região, além de ter aguçado sua curiosidade e capacidade de observação da natureza. Assim, o Jardim Sensorial se constituiu em uma ação relevante, estimulando os visitantes a atuarem de forma ativa no processo ensino-aprendizagem, tendo conseguido despertar sua sensibilidade para as questões ambientais.

Palavras-chave: Jardim Sensorial. Educação Ambiental. Aprendizagem perceptiva.

Biografia do Autor

  • Marisa Mauricio Carrasco-Dionisio, UNIFEV-Centro Universitário de Votuporanga
    Docente da área de Ciências Biológicas da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Mestrado em Bioengenharia.

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Publicado

2016-08-22

Edição

Seção

HUMANAS E SOCIAIS