RESGATE DE MEMÓRIAS ESCONDIDAS: ANÁLISE LÉXICO-SEMÂNTICA DA PUBLICIDADE IMPRESSA NA PRIMEIRA DÉCADA DO PERÍODO DA DITADURA MILITAR NA CIDADE DE VOTUPORANGA-SP.

Autores

  • Edson Roberto Bogas GARCIA UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga
  • Maria Eduarda BIFARONI UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga, Estado de São Paulo, Brasil, graduanda do curso de Publicidade e Propaganda
  • Rafael Marques DELOSSA UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga, Estado de São Paulo, Brasil, graduando do curso de Publicidade e Propaganda
  • Gabriele Cristina REGINALDO UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga, Estado de São Paulo, Brasil, graduanda do curso de Publicidade e Propaganda
  • Vanessa Mara Pagliarani ZEITUNE UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga, Estado de São Paulo, Brasil, professora do curso de Publicidade e Propaganda

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar um conjunto de itens lexicais de frequência recorrente, extraído de publicidades impressas, para verificar a ocorrência de um léxico capaz de resgatar, historicamente, o período que compreende a primeira década da ditadura na cidade de Votuporanga-SP. Essa proposição fundamenta-se no fato de que as pesquisas na área de Ciências Humanas que relacionam aspectos culturais ao léxico têm demonstrado a importância das unidades lexicais (ULs) na transmissão e na recepção de conhecimento a respeito das características de uma sociedade, ou de um grupo. Trabalhou-se, para a constituição do corpus, com anúncios extraídos do jornal A Vanguarda, versão impressa, do período em questão. Essa escolha partiu do pressuposto de que os textos escritos pelos redatores publicitários são direcionados a um consumidor cada vez mais específico nas campanhas publicitárias e, dessa maneira, podem conduzi-lo, com mais acuidade, à decisão de compra. Utilizaram-se três procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, a documental e, para a seleção e análise das ULs a serem pesquisadas, foram adotados os preceitos da Linguística de Corpus, por meio das ferramentas WordList e Concord, do programa Wordsmith Tools. O intuito foi averiguar os itens lexicais mais frequentes levantados no corpus, com o intuito de confirmar o pressuposto de que a Lexicologia pode fornecer subsídios para estudos interdisciplinares, no sentido de auxiliar futuros trabalhos nos campos da Publicidade e dos Estudos Sociais, baseados no léxico.  

Downloads

Publicado

2017-09-19

Edição

Seção

HUMANAS E SOCIAIS