RESGATE DE JOGOS POPULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTÍMULO A PARTICIPAÇÃO E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Os jogos populares possuem um papel fundamental na formação cognitiva, afetiva e motora do educando. Sendo assim, as aulas de educação física podem influenciar no resgate dos valores culturais e no melhor desenvolvimento das crianças da sociedade por meio do resgate dos jogos populares. O presente estudo teve como finalidade investigar o nível de contato de educandos com a prática e conhecimento sobre esses jogos. Participaram da pesquisa 12 alunos do Ensino Fundamental II, com idades entre 13 e 14 anos, de uma Escola Estadual atendida pelo PIBID Subprojeto Educação Física do município de Votuporanga/SP. Foram aplicadas atividades durante as aulas de educação física, após a realização das mesmas aplicou-se um questionário sobre a opinião dos alunos quanto às aulas de educação física e suas atividades desenvolvidas ao longo do dia juntamente com o nível de conhecimento anterior quanto aos jogos populares. Assim foi possível verificar que a maioria (90%), afirmou gostar muito das aulas de educação física, a metade dos entrevistados (50%), já conheciam boa parte das atividades aplicadas, mas pouco praticavam devido ao tempo e espaço para a prática, também foi visto que a maioria (90%) passava a maior parte do seu tempo praticando jogos eletrônicos ou assistindo TV quando não estão na escola. Portanto conclui-se que os alunos não realizam atividades populares com frequência em seu dia a dia, pois com o desenvolvimento da tecnologia eles permanecem a maior parte do seu tempo em casa fazendo uso de diversas tecnologias como tv, vídeo games e celulares, deixando de lado seu momento de lazer com a família e amigos. A proposta o projeto PIBID Subprojeto Educação Física, é promover intervenções quanto a prática da atividade física por meio do resgate dos diversos jogos populares, valorizando a cultura local e combatendo o sedentarismo presente nesta faixa etária.
Palavras-chave: Jogos Populares; Educação Física; Sedentarismo.
Referências
ALVES, Márcio Vilela. Jogos cooperativos: um método de estimular a participação e a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física. 2015.
GUZZI, Cristiane Passafaro; BALDAN, Maria de Lourdes Ortiz Gandini. A RECRIAÇÃO DOS CONTOS POPULARES E A CONSTITUIÇÃO DA NARRADORA ARQUETÍPICA NA MINISSÉRIE HOJE É DIA DE MARIA (2005). Literatura em Debate, v. 8, n. 14, p. 146-159, 2015.
VERAS, Livia Martinez et al. Dança: resgate e vivências na Educação Física escolar. Cinergis, v. 16, n. 1, 2015.