TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA AOS PROCESSOS DE COMPRAS

Autores

  • Larissa Oliveira Silva
  • Amanda Carvalho dos Santos
  • Neli Regina da Silveira

Resumo

As empresas, para se manterem competitivas no mercado, tendem a investir na integração de seus processos produtivos para que possam permanecer no segmento que atuam. Várias inovações tecnológicas se tornaram imprescindíveis para o processo de integração dos vários setores da empresa, uma vez que possibilitam redução de tempo e custos na execução dos processos. O setor de compras pode contribuir para que uma empresa permaneça competitiva e desempenha um papel importante dentro das organizações. O setor de compras não implica mais em apenas comprar ou adquirir itens, mas passou a ser parte estratégica das empresas que pretendem continuar participando do mercado de hoje e do futuro, uma vez que as organizações cada vez mais focadas em competitividade, estão valorizando mais essa função compras, considerando-a como uma aliada que pode interferir na redução de gastos com a obtenção dos materiais certos, nas quantidades corretas, no horário estipulada da entrega e no preço mais vantajosos.  O seguinte trabalho tem em seu desígnio uma discussão teórica sobre as tecnologias aplicadas aos processos compras, apresentando ferramentas eletrônicas que tornam o processo de compras mais eficiente.

Palavras-chave: Inovação Tecnológica. Logística. Compras. Plataformas eletrônicas.

 

REFERÊNCIAS:

 

BALLOU, R. H. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 1993.

 

BALLOU, R. H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 

COSTA, R. F. Tecnologia da Informação aplicada à Logística na Estratégia Empresarial. Disponível em: <http://fatecsaocaetano.edu.br/fascitech/index.php/fascitech/article/view/33> Acesso em: 11 mar. 2017.

 

DIAS, Marco A. P. Administração de Materiais: uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

 

DIAS, Marco A. P. Administração de Materiais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

 

FRANCO, G; VALE, L.  A importância e influência do setor de compras nas organizações. Disponível em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1004> Acesso em: 11 mar. 2017.

 

MARTINS, P. G; PETRONIO, R. C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

 

MORAES, A. Gestão de Compras. Apostila do Curso de Administração Industrial. CEFDET. Rio de Janeiro: 2005.

Downloads