TERRORISMO E ANTITERRORISMO NO BRASIL: ANÁLISE DA LEI Nº 13.260, DE 16 DE MARÇO DE 2016

Autores

  • Gabriel Fedoce Laranja
  • Jéssica da Silva Belucci
  • Paulo Eduardo de Mattos Stipp

Resumo

Sempre houve dificuldade para se definir terrorismo, uma delas reside no fato de ser um termo extremamente controverso, pois envolve noções políticas, sociais, religiosas e legais complexas e de difícil consenso. O artigo proposto diagnostica o desenho teórico e a dificuldade em se conceituar o termo terrorismo, bem como analisa as formas de prevenção e combate ao terrorismo internacional a partir da Lei nº 13.260/16 à sociedade brasileira. Nesse sentido, serão analisadas as variações na compreensão do conceito ao longo do tempo, como também, as possíveis definições interpretativas, semânticas, de um tema relevante e tão complexo, além disso , serão abordadas as excludentes de ilicitude e os vetos presidenciais contidos nos artigos 2º, 3º, 4º, 8º, 9º e 11º. Em um momento histórico de crescente intolerância, marcado pelo acirramento de disputas ideológicas e pela ocorrência de atos de violência em todo o mundo, o governo brasileiro foi especialmente pressionado pela comunidade internacional a enrijecer sua legislação antiterror ¿Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI). Os megaeventos como a Copa das Confederações (2013), da Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos (Rio, 2016), não só trouxeram à luz uma maior preocupação com a possibilidade de sequestros e atentados terroristas, como também acabaram por impor um regime de urgência na discussão sobre o combate ao terrorismo e a aprovação da Lei Antiterror.

Palavras-chave: Terrorismo. Atentados. Lei.

 

REFERÊNCIAS:

 

MARTINS, Raúl François Carneiro. Acerca de ¿Terrorismo¿ e de ¿Terrorismos¿. Disponível em: <https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/1777/1/IDNCadernos_IIISerie_N01.pdf.>. Acesso em 07 janeiro de 2017. 

 

RAPOPORT, David. The four waves of modern terrorism. Disponível em: <http://international.ucla.edu/media/files/Rapoport-Four-Waves-of-Modern-Terrorism.pdf.>.  Acesso em 10 janeiro de 2017.

 

SEIXAS, Eunice Castro.  ¿Terrorismos¿: uma exploração conceitual. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v16s0/a02v16s0.pdf.>. Acesso em 08 janeiro de 2017.

Downloads