A PRÁTICA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA FORMAÇÃO MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

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Evaldo Gomes Ferreira Filho
Giovana Saliba De Paula
Flavio Henrique Oyama Tocio
Wagner Moneda Telini
Leise Rodrigues Carrijo Machado

Resumo

O uso de simuladores realísticos para o aprendizado médico tem se mostrado um método eficaz. Visando a melhor formação acadêmica de seus alunos, a UNIFEV utilizou novas tecnologias e implementou em seu currículo a prática de cenários simulados. O objetivo deste é relatar a relevância destas práticas na formação médica enfatizando o ensino de urgência e emergência aos alunos de medicina desta instituição. Trata-se de um relato de experiência que expõe as vantagens percebidas do uso de simuladores na formação acadêmica. Sentimentos de ansiedade e medo permearam a simulação de politraumatismo e taquiarritimia. O momento do debriefing possibilitou reflexão e modificou o conhecimento, habilidades e atitudes necessárias à formação médica. Espera que alunos treinados em simuladores, ao se depararem com cenários reais estejam mais preparados para resolver situações do cotidiano clínico. Como contribuição para a área pretende-se que outros cursos da área da saúde integrem essas práticas em seus currículos.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS