A FACILITAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA POR SUA EXPERIMENTAÇÃO

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carolina baldin caporalin

Resumo

O ensino de Ciências está sendo ineficiente nos últimos anos, de acordo com publicações da Área. Estudos, experiências próprias na sala de aula e investigações realizadas com egressos da Educação Básica, revelam, por um lado, a quase ausência da realização de experimentos em diversas escolas e, por outro, a importância destes no processo de ensino-aprendizagem. Com vistas a esta problemática, a presente pesquisa apresenta um estudo sobre a concepção de professores e alunos, em relação ao conceito que atribuem à experimentação, bem como a relevância e uso das aulas práticas de Química na construção do conhecimento científico. Os dados foram coletados por questionários. Os resultados foram significativos, demonstrando a importância da experimentação. O desenvolvimento de práticas nas escolas, de forma mediada, contextualizada e relacionada a um conteúdo dá sinais de se constituir numa maneira potencial para a significação dos conceitos científicos e o entendimento dos fenômenos da área.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS