O PROGRAMA ESCOLA DA FAMILIA NO ANO DE 2009: ESPORTE, LAZER E RECREAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

JOSÉ AUGUSTO HONORATO VIEIRA JUNIOR
Denise Ferraz Lima Veronezi

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o Esporte na perspectiva do Lazer e Recreação no Programa Escola da Família, realizando comparações do nível de violência antes e depois do Programa e saber como está sendo a parceria Esporte/Escola. O estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo na região de Votuporanga/SP no ano de 2009. Fizeram parte da amostra 43 mulheres e 23 homens, no total 66 pessoas de ambos os sexos e idades. Encontramos que antes do Programa por não terem a opção do Lazer e Recreação os jovens partiam para o uso de drogas, bebidas, depredavam a escola e ficavam nas ruas nos finais de semana, comparando esses dados com os anteriores observamos que hoje os jovens veem que a escola é um espaço de participação, socialização, um espaço deles e para eles. Concluímos que com a opção de Lazer e Recreação no Programa, os jovens possuem um espaço mais seguro para passarem seus finais de semana, com várias atividades gratuitas, uma melhor interação entre alunos/escola, professores/alunos, comunidade/escola, e os pais estão com uma participação mais efetiva na vida dos filhos, uma melhora na qualidade de vida e nos índices de violência, sedentarismo e desempenho acadêmico.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Biografia do Autor

JOSÉ AUGUSTO HONORATO VIEIRA JUNIOR, Universidade de São Paulo

Co-orientador. Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga/SP (UNIFEV), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente é aluno especial do Programa de Mestrado em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/USP).

Denise Ferraz Lima Veronezi

Co-orientadora. Formada em Educação Física pela USP-SP, com especialização pela UNESP e mestrado pela USP, com ênfase na Pedagogia do Movimento Humano. Trabalhou como professora efetiva na rede estadual de ensino de São Paulo na Educação Básica durante 10 anos. Coordenou o Projeto Criança na cidade de Votuporanga. Atualmente trabalha no Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) e leciona diversas disciplinas para os discentes dos cursos de Educação Física. É supervisora de Estágio I do programa CAPES-PARFOR e Coordenadora de Gestão dos Processos Educacionais do PIBID UNIFEV/SP.

Referências

ALENCAR, Keli. Site. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/esporte/noticias/39702/bem-estar-30-minutos-de-atividade-fisica-moderada-fazem-a-diferenca>. Acesso em: 12 nov. 2009.

AMARAL, A. E. Temas atuais em - Pedagogia Empresarial: aprender para ser competitivo. Wak, 2006.

CAVALLARI, V. R. Trabalhando com recreação. 8 ed. São Paulo: Ícone, 2005.

CISTERNA, E. Artigo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/noticias/gd050805a.htm>. Acesso em: 12 nov.2009.

CORDEIRO, C. Fundação para o desenvolvimento de |Projetos Especiais Escola da Família, São Paulo, FDE, 2004 (series idéias, n°32), p. 137.

CAMARGO, L. O. L. O que é Lazer. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CASTELLI, G. Turismo - Atividade Marcante do Século XX. Caxiais do Sul - RS, EDUCS, 1990.

CHALITA, G. Secretário da Educação Fundação para o Desenvolvimento de Projetos Especiais Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004

COSTA, A. G. O adolescente como protagonista. Belo horizonte: Modos Faciendi. Disponível em: <http://www.crefsp.org.br/interna.asp?Campo=286&secao_id=43001>. Acesso em: 12 nov. 2009.

DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.

FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) Escola da Família. São Paulo: 2004

FORJAZ, M. C. S. Lazer e Consumo. Cultural das Elites. RBCS, 1988.

GALLO, S. Ética e Cidadania caminho da filosofia. São Paulo: Papiros, 2001

GALEFFI, D. A. O Ser-sendo da Filosofia. Salvador: Edufba, 2001

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Porto Alegre: Unijuí, 2001.

IANNONE, L. R. Fundação para o desenvolvimento de |Projetos Especiais Escola da Família, São Paulo, FDE, 2004 (series idéias, n°32)

IBGE. http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/criancasadolescentes/defaultt ab.shtm Acesso em: 12 de abril 2008.

GUERRA, M. Recreação e Lazer. Porto Alegre Sagra 1988.

MARCELINO, N. C. Lazer e Humanização. Campinas: Papirus, 1983.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1996.

PIMENTEL, G. Lazer, Fundamentos, estratégias e atuação profissional. 2003.

PITHAN E SILVA, N. Recreação: jogos, diversões, passatempos. 2. ed.São Paulo:Companhia Brasil,1960.

ROLIN, L. C. Educação e Lazer - A Aprendizagem Permanente. São Paulo: Ática, 1989.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Política Educacional: as secretaria de Estado da Educação. São Paulo: SEE, 2003

______. Índice de Venerabilidade Juvenil. São Paulo. Fundação, Seade, 2000.

BRASIL. Ministério da educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiros e quarto ciclos-apresentaçao dos temas transversais: Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Secretaria da Educação. Ensino médio e tecnologia. Programa de melhoria e expansão de ensino médio-Projeto Escola Jovem-sintese. Brasília. MEC/SEMTEC, 2001.

VENERANDO, Ana. Site. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/noticias/gd05080 5 a.htm>. Acesso em: 12 nov. 2009.

VERENGUER, R. C. G. História da educação física no Brasil: considerações preliminares acerca de sua construção. In ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE, I, Campinas-SP, 1993. COLETÂNEA... Campinas: Grupo de História do Esporte, Lazer e Educação Física /FEF/UNICAMP, 1994,

VIEIRA, V. A. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAE, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 61-70, jan/abr. 2002.

VIEIRA JÚNIOR, J. A. H.; VERONEZI, D. F. L. A EDUCAÇÃO PARA O LAZER ATRAVÉS DO ESTUDO DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).