CIBERCULTURA E A REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA BREVE CONTRIBUIÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Anderson Bençal Indalécio
Jefferson Lhamas dos SANTOS
Nathan Ferreira FRANÇA

Resumo

As novas tecnologias de informação e comunicação estão presentes no cotidiano dos indivíduos e fazem parte integral do seu convívio social, e de certa forma afetam sua formação cultural em grande medida. Este contexto se apresenta inclusive na vida dos educandos que hoje adentram as salas de aulas ‘inundados’ de informação, entretanto, se deparam com o desafio de transpor a enorme quantidade de informação que permeiam suas vidas em conhecimentos realmente valorosos para sua formação educativa e sociocultural. A questão problema que se coloca é: como a Cibercultura pode aliar-se à reflexão filosófica da Educação contemporânea? Dessa forma, a pesquisa tem como objetivos: elucidar os elementos constituintes do conceito Cibercultura, estabelecendo conexão à reflexão filosófica eminente aos processos que regem a Educação na contemporaneidade; investigar a relação entre ‘Inteligência Coletiva’ e as ‘Árvores do Conhecimento’ como instrumentos na educação e na formação dos sujeitos; e, por fim, refletir sobre a nova relação com o saber dentro do contexto formativo e educacional vigente no século XXI. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. A fundamentação teórica está baseada nas leituras das obras do sociólogo francês Pierre Lévy, mais precisamente na obra Cibercultura (1999), em diálogo às teses sobre os efeitos da pós-modernidade na sociedade contemporânea, do sociólogo polaco Zygmunt Bauman, expostas em Sobre educação e juventude (2013). Verifica-se que o contato com as novas tecnologias de informação e comunicação conduziu à transformações sociais e culturais importantes na sociedade atual, e tal perspectiva revelam novos desafios aos processos formativos presentes no contexto educacional como um todo. Tal fenômeno, não entendido como passageiro conduz a eminente e permanente necessidade de uma Filosofia da Educação que ocupa-se do desafio de um cenário mutável, instável e altamente complexo.

Palavras-chave: cibercultura; formação; novas tecnologias.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS
Biografia do Autor

Anderson Bençal Indalécio, Centro Universitário de Votuporanga

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Licenciado em Educação Física e em Pedagogia, e graduando em Filosofia. Possui especializações na área de tecnologias aplicadas ao ensino: Mídias na Educação – UFPE/USP; Planejamento, Implementação e Gestão da EaD – UFF; Metodologia do Ensino Fundamental – UFG. É integrante do grupo de estudos Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky – NEEVY, vinculado à Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, e membro associado da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – ABT.

Assessor Pedagógico junto à Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga/SP, e docente no Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV.

Palestrante sobre os temas de Educação e Tecnologia. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Metodologias Ativas no Ensino; Dialogicidade e Formação de Professores.

Referências

Bauman, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

__________. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed 34. 1999.

__________. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed 34. 2010.

__________. O que é virtual? São Paulo: Ed 34. 2011.

MARTINS, Wellington Anselmo; CONCEIÇÃO, Fellype Borges; JOVINO., Danilo Pedro. A Nova Relação com o Saber: Educação e cibercultura, segundo Pierre Lévy. Universidade Sagrado Coração, Bauru, v. 01, n. 01, p. 1-5, ago./abr. 2017. Disponível em: <https://www.usc.br/custom/2008/uploads/wp-content/uploads/2015/05/A-NOVA-RELACAO-COM-O-SABER-EDUCACAO-E-CIBICULTIURA-SEGUNDO-PIERRE-LEVY.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2017.

PIONEIRO. "Os professores são os únicos adultos que encaram os jovens", afirma Mario Sergio Cortella em passagem por Caxias. Disponível em: <http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2013/10/os-professores-sao-os-unicos-adultos-que-encaram-os-jovens-afirma-mario-sergio-cortella-em-passagem-por-caxias-4300506.html>. Acesso em: 15 abr. 2017.