HIGIENE CORPORAL NO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE VOTUPORANGA/SP: ALTERNATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO EDUCANDO APLICADAS PELO PROJETO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Renan Criado LOURENÇO
Lucas Henrique Alves de ALMEIDA
Valter Mariano dos Santos JUNIOR

Resumo

É durante a infância que se deve aprender a cuidar do próprio corpo. A responsabilidade de ensinar é dos pais, em primeiro lugar, mas a escola exerce uma posição fundamental durante esse processo, o educador físico está presente no cotidiano das crianças e de uma forma lúdica e prazerosa, pode promover práticas de higiene desde o início da Educação Infantil, incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo. O objetivo do estudo foi identificar os hábitos de higiene de um grupo de alunos atendidos pelo projeto PIBID Subprojeto Educação Física de um Centro Educacional Municipal, onde 22 alunos do 4° ano de 9 a 10 anos, sendo 15 meninos e 07 meninas responderam um questionário de questões fechadas de multiplica escolha referentes aos seus hábitos diários de higiene.  Do total de entrevistados, 9% afirmaram tomar banho de três a quatro vezes por semana, quanto à escovação dos dentes 36% relataram fazer o procedimento mais de três vezes ao dia, os outros 64% afirmaram fazer menos de três vezes ao dia, quanto à higienização das mãos, 36% responderam que raramente fazem antes das refeições. A maioria dos alunos possui conhecimento quanto aos hábitos de higiene e cuidados com o seu próprio corpo, devido à própria escola já trabalhar isso desde o 1º Ano, no entanto ainda há uma grande parcela de alunos que não praticam, ou seja, não possuem cuidados básicos quanto sua própria profilaxia. Assim é possível concluir que a maioria dos alunos participantes do estudo conhece e pratica uma higiene atribuída como boa, no entanto ainda é preciso alternativas eficazes que possam fazer com que todos tenham hábitos saudáveis de higiene, o que resultará em benefícios para a saúde e completo bem estar.

Palavras-chave: Higiene; Saúde; Ensino Fundamental.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

DE ROSSO KRUG, Marilia et al. Projetos temáticos como alternativa para a promoção da saúde no ensino fundamental. Revista Conexão UEPG, v. 11, n. 2, p. 168-181, 2015.

RIBEIRO, Neuza Custódio. Caracterização da avaliação na educação física escolar no ensino fundamental. 2015.

GOLDSCHMIDT, Andréa Inês et al. Investigação das concepções sobre higiene e uso de metodologias alternativas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 10, n. 19, 2015.