IDENTIFICAÇÃO DE L-TEANINA PRESENTE EM CHÁS VERDES NO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Vilarinho PEREIRA
Caroline Alcântara de CARVALHO
Christiane Oliveira JORDÃO

Resumo

A L-teanina é um aminoácido livre encontrado quase que exclusivamente na folhas da planta Camellia sinensis, conhecida popularmente como chá verde. Esta substância aumenta as ondas alfa cerebrais, responsáveis por um estado mental relaxado. Atua também na liberação do neurotransmissor inibitório ácido-aminobutírico (GABA), regulando a dopamina e níveis de serotonina no cérebro. Assim, o consumo desta substância tem sido intimamente associada a uma melhor capacidade de aprendizagem. O objetivo deste estudo é identificar a presença de L-teanina nas amostras de cápsulas e chás comercializadas no município de Votuporanga através de análises cromatográficas. Para esta identificação foi realizada cromatografia em camada delgada, usando fases móveis compostas por N-Butanol, Ácido acético, água e verde de bromocresol (7:3:2:1,5). A identificação da L-teanina na placa foi feita utilizando-se o indicador verde de bromocresol adicionado as fases móveis. Das sete amostras analisadas, apenas uma não continha L-teanina em quantidades detectáveis. Portanto, pode-se observar a presença de L-teanina na maioria das marcas comercializadas em farmácias no município de Votuporanga. O procedimento realizado para a identificação da substância foi de fácil execução, rápido, seguro e com um valor acessível, podendo ser realizado por qualquer farmácia, sendo possível qualificar seus fornecedores.

Palavras-chave: Chá Verde, identificação L-theanina, cromatografia camada delgada.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

VUONG V. Q.; BOWYER C. M. ROACH D. P. L-theanina: properties, synthesis and isolation from tea. Journal of the Science of Food and Agriculture ( SCI), p. 1931-1937, 2010.

LAMARÃO, R. C.; FIALHO, E. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Revista de Nutrição, Campinas, v. 22, n. 2, p. 257-269, 2009.