RELATO DE EXPERIÊNCIA: ORIENTAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE SUPORTE FAMILIAR AO IDOSO

Conteúdo do artigo principal

Sergio Malafaia GODINHO
Rebeca Cristina Vieira BALDO
Maria Elisa Falque Fiel da SILVA
Roger Artemio Bittencourt VENDRAME
Karen Fernanda Silva Bortoleto GARCIA

Resumo

Envelhecer é um processo progressivo, dinâmico, irreversível e não patológico associado a mudanças que afetam a vida do individuo. Um envelhecimento saudável depende de uma rede de apoio e suporte social sendo função da família, comunidade e governo garantir ao idoso o direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e convívio social. Assim, o objetivo do trabalho foi fortalecer o suporte familiar ao idoso vulnerável e capacitar a equipe de saúde da família e o CRAS para, em conjunto, darem continuidade a esse fortalecimento. O projeto foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira foram ministradas palestras a grupos de famílias do bairro sobre "A importância do apoio da família e cuidador ao idoso". Foram respondidas perguntas e fornecidas orientações para a população. Na segunda etapa, os resultados das atividades foram expostos à Equipe de Saúde da Família a fim de capacitar os profissionais para intervenções multidisciplinares voltadas ao público idoso. Observou-se pouco conhecimento da população sobre a importância do apoio familiar para o envelhecimento saudável, alem de um déficit na integração da Equipe de Saúde da Família com diversos aparelhos sociais presentes no bairro. Com a tendência ao aumento da expectativa de vida, torna-se necessário que as ações voltadas à saúde do idoso, e orientação às famílias que convivem com esse grupo, sejam cada vez mais inseridas em um processo de trabalho multiprofissional e intersetorial entre as Unidades de Saúde e outros equipamentos sociais.

Palavras-chave: Idoso; Suporte; Família;

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

ARAÚJO, C.K. et al,Vínculos Familiares e Sociais nas Relações dos Idosos. Revista Jovens Pesquisadores, n. 1, p. 97-107,Santa Cruz do Sul, 2012. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/download/2868/2033 >. Acesso em: 18 mar. 2015.

MORAES E. N.,Atenção à Saúde do Idoso: Aspectos Conceituais. Organização Pan-Americana de Saúde. Brasília, 2012. Disponível em: <http://apsredes.org/site2012/wpcontent/uploads/2012/05/Saude-do-Idoso-WEB1.pdf?hc_location=ufi>. Acesso em: 18 mar. 2015.

REIS, L.A. et al, Avaliação do suporte familiar em idosos residentes em domicílio. Aval. psicol. vol.10 no.2 Itatiba ago. 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000200002&hc_location=ufi>. Acesso em: 18 mar. 2015.