O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores e Avaliadores – Revista .P

A Revista .P é um periódico científico anual, com processo de submissão contínua, que objetiva promover o aprimoramento dos estudos da área de Comunicação e de Publicidade e Propaganda.

O artigo submetido deve ser inédito, ou seja, que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro. Outra condicionante para a submissão é que o artigo não esteja em processo de avaliação para publicação em outro periódico e nem estará durante o processo de avaliação da Revista .P. 

A Revista .P permite a participação de bacharelandos, bacharéis, especialista, mestre e doutores.

Em caso de bacharelandos, ou seja, alunos em andamento no curso, é obrigatório incluir um orientador(a).

Em caso de artigos cujo o tema envolve direta ou indiretamente pessoas devem ter em anexo a carta de aceite do CEP – Comitê de ética e pesquisa.

Para submissão é importante se cadastrar como autor. Após isso, aparece a janela para realizar a submissão do seu artigo, caso a intenção seja somente para leitura, cadastra-se como leitor.

Para identificação de autores, inscreva todos os autores, coautores e orientadores, quando houver, na plataforma de submissão e deve constar: instituição à qual está ligado, cidade, estado, país, cargo e endereço eletrônico para correspondência (e-mail).

Não colocar nome e identificação no texto em anexo, pois a avaliação será feita às cegas.

                                                                             Normas

Seguem abaixo as normas para a elaboração dos artigos. Entretanto, o(s) autor(es), ao submeterem suas produções, devem estar cientes e de acordo que a revista poderá realizar um design próprio, segundo determinações do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso.

A norma NBR 6022:2018 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação, especifica a elaboração e apresentação de elementos que compõem artigos em um periódico técnico e/ou científico.

Documentos indispensáveis à aplicação da NBR 6022:2018:

ABNT NBR 6023:2018, Informação e documentação - Referências – Elaboração;

ABNT NBR 6024:2012 - Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação;

ABNT NBR 6028:2021 - Resumos – Procedimento;

ABNT NBR 10520:2002, Informação e documentação - Citações em documentos –Apresentação;

IBGE - Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

 

De acordo com a NBR 6022:2018, o Artigo Científico é parte de uma publicação, com autoria declarada, de natureza técnica e /ou científica e pode ser original ou de revisão.

           

Artigo de revisão: parte de uma publicação que resume, analise e discute informações já publicadas, ou

Artigo original: parte de uma publicação que apresente temas ou abordagens originais.

 

1 Correção da Língua Portuguesa:

1.1 A redação do artigo deve estar conforme as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

2 Natureza e elementos estruturadores básicos dos artigos

2.1 Os artigos deverão ser inéditos, escritos em português e atender aos seguintes conteúdos e nesta ordem: título, nome do(s) autor(es) (com qualificação em notas de rodapé),  resumo, palavras-chave, abstract (ou resumen), keywords (ou palabras-clave), introdução (não deve vir numerada),     desenvolvimento (dividido em itens numerados), considerações finais (não deve vir numerada) e       referências das fontes citadas (não numerada e em ordem alfabética).

  • Esses tópicos devem estar claramente destacados/especificados ao longo do Os subtítulos, quando existirem, devem ser concisos e virem claramente indicados.

2.3 Os títulos, títulos das divisões e subdivisões dos textos devem ser escritos em negrito. Os títulos devem ser escritos em letras maiúsculas e suas divisões e subdivisões em letras maiúsculas e minúsculas.

2.4 Na identificação do(s) autor(es), em nota de rodapé, deve constar instituição à qual está ligado, cidade, estado, país, cargo e endereço eletrônico para correspondência (e-mail).

  • Resumo em português ou no idioma de origem, com espaçamento simples, ressaltando introdução, objetivos, metodologia e síntese das considerações finais/implicações para a Área (entre 100 e 250 palavras).
  • Resumo em inglês (ou espanhol) ou no idioma de origem, com espaçamento simples, ressaltando introdução, objetivos, metodologia e síntese das considerações finais/implicações para a Área (entre 100 e 250 palavras).

2.7 Indicação de, no máximo, cinco palavras-chave e ou expressões do texto, em português ou no  idioma de origem e inglês (ou espanhol), que devem refletir as ideias elementares do texto e possam guiar a pesquisa de terceiros interessados.

2.8 Indicação de, no máximo, cinco palavras-chave e ou expressões do texto, em inglês (ou espanhol) ou no  idioma de origem, que devem refletir as ideias elementares do texto e possam guiar a pesquisa de terceiros interessados.

2.9 As referências deverão estar em ordem alfabética da primeira letra do sobrenome do autor e constar no final dos artigos, de acordo com a ABNT (no artigo o item deve ser denominado “Referências” e não ''Referências Bibliográficas”).

2.10 Coautoria: É possível até o máximo de três autores, devendo todos ser devidamente identificados.

2.11 A redação do texto deve ser desenvolvida na terceira pessoal do singular.

  • Dimensão dos artigos: no mínimo 15 (quinze) e, no máximo, 25 (vinte e cinco) páginas.

3 Configurações elementares de estrutura de artigos e resenhas

3.1 Letra em fonte Arial, tamanho 12.

  • Espaço entre linhas: 1,5. Optou-se pelo espaçamento da norma NBR 14724, com exceção do resumo e das referências, que são em espaçamento simples.
  • Margens de 3 cm (esquerda e superior) e 2 cm (direita e inferior).
  • Folha: A4.
  • Editor de texto: Word for Windows 0 ou posterior.
  • Parágrafo: Espaçamento posterior e anterior:
  • Alinhamento justificado, com exceção das referências, que são alinhadas à esquerda.
  • Entrada de parágrafo de 3
  • Entre títulos e subtítulos, espaçamento de 2

4 Citações e notas

4.1 As citações textuais pequenas (até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas duplas e sem itálico.

4.2 As citações textuais longas (mais de três linhas) devem vir em parágrafo independente, recuando da margem esquerda 4 cm, com fonte Arial 10, e com o espaçamento simples, sem aspas.

4.3 O nome das obras deve ser grafado em negrito e não em itálico.

  • As notas de rodapé devem ater-se ao mínimo necessário.
  • Quando houver tradução do texto, utilizar “Tradução Fulano de Tal” (e não );

5 Quadros, tabelas e imagens

 5.1 Diferenças entre quadros e tabelas

Os quadros apresentam dados qualitativos, são formados por linhas horizontais e verticais, devendo manter todas as suas extremidades fechadas. As tabelas apresentam dados quantitativos, são formadas por linhas verticais e suas bordas laterais são abertas.

5.2 Elementos dos quadros, tabelas e imagens

5.2.1 Título:

Precede o quadro/tabela/imagem e indica a natureza dos dados/imagens. O título deve ser centralizado e em negrito, sua fonte deve ser menor que a do texto e não se usa ponto final (NBR 14724).

Exemplo:

 

Tabela 1 – Perfil socioeconômico da população entrevistada em Votuporanga, entre julho de 2021 a abril de 2022

5.2.2 Fonte:

Identificador do responsável (pessoa física ou jurídica) ou responsáveis pelos dados/imagem. É alinhada à margem esquerda e a palavra “fonte” deve ser escrita em letras maiúscula e minúsculas e em negrito.

 Exemplo:

 

Fonte: GARCIA, 2022, p. 52

 6 Referências das fontes citadas

6.1 Todas as fontes citadas devem estar, obrigatoriamente, nesta seção.

6.2 Devem-se seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).

6.3 As referências são alinhadas à esquerda, espaçamento simples, separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

6.4 Utiliza-se o sistema de ordem alfabética de sobrenome de autores.

 

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto está em espaço 1,5 cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.