ADAPTAÇÃO DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE A MÍDIA OFFLINE E ONLINE SEM PERDA DE IDENTIDADE DA MARCA E COM ALCANCE DE NOVOS PÚBLICOS-ALVO

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Carlos Eduardo Bolzan Ferreira
Pedro Archilha Ventura
Edson Roberto Bogas Garcia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar a possibilidade de adaptação de textos publicitários on/off  e off/on sem perder a identidade da marca, com o intuito de angariar novos públicos-alvo. A viabilização do tema parte do princípio de que inexistem pesquisas acadêmicas a respeito da adaptação e assimilação das novas mídias sem o enfraquecimento de mídias off. Dessa maneira, a pesquisa visa a promover a difusão do tema e estabelecer critérios básicos para a análise de campanhas que adotaram esse possível diálogo na publicidade. A metodologia, a partir dessas considerações, teve, em primeira instância, caráter bibliográfico, com levantamento das obras sobre o tema, com base em Kotler (2017), Carrascoza (2006) e Figueiredo (2009). Além disso, estabeleceu-se um estudo de caso da campanha Pipoca e Guaraná, do Guaraná Antárctica, por ser um bom exemplo de campanha que utilizou essa adaptação de forma criativa, alcançando públicos de diferentes faixas etárias sem abrir mão da essência estética da marca.


 

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