O MARKETING DE EXPERIÊNCIA NA PUBLICIDADE

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Lucas de Freitas
Mariana da Costa Casemiro
Thayná Amaral
Vanessa Mara Pagliarani Zeitune

Resumo

O marketing experimental surgiu da necessidade de diferenciar o atendimento ao consumidor, agregando valor ao produto e à marca, por meio de sensações, emoções e experiências vividas. Ao provocar sentimentos no ato da venda, a empresa fortalece o relacionamento com o cliente, que, ao se identificar com a experiência, guarda essa lembrança e é constantemente remetido ao que vivenciou na hora da aquisição do produto. Na atualidade, em uma sociedade conectada e informada, busca-se uma abordagem estratégica para se diferenciar, tendo em vista a constante competição em um mercado saturado. As organizações, para se adaptarem nesse novo paradigma, procuram trazer uma marca com personalidade e identidade que gere exclusividade, experiência e proximidade com o cliente. A partir dessas ponderações, o objetivo do artigo foi analisar o marketing de experiência na publicidade para gerar emoções, engajamento, criando vínculos afetivos e fidelizando o cliente a marcas. Estudar esse tema viabiliza potencializar as vendas, fazendo que o consumidor se sinta compreendido e suas dores sanadas em todo o processo comercial. A pesquisa se justificou, tendo em vista que, por meio de experiências memoráveis, pode-se estabelecer uma carga afetiva, possibilitando se diferenciar da concorrência e assim promover o seu negócio. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, com coleta de dados realizadas em obras selecionadas. Além disso, propôs-se o estudo de caso a partir da rede de cafeteria Starbucks. A cafeteria, inaugurada em 1971, em Seatle, e com franquia por todo o mundo, apesar de não ter campanha de massa, cria sua própria experiencia internamente. Assim, investe mais em treinamento do que em publicidade e o ambiente da loja é único. É nesse sentido que atrai seus consumidores. Por meio dessa análise, concluiu-se que o marketing de experiência é uma importante ferramenta no meio publicitário, pois utiliza as sensações para conquistar os clientes, promover marcas e aumentar as vendas por meio dos cinco sentidos.

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ARTIGOS