O USO DO INSTAGRAM COMO PLATAFORMA PUBLICITÁRIA DE ENGAJAMENTO E INTERAÇÃO COM O CONSUMIDOR. UMA ANÁLISE DA NETFLIX

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Débora Sanches
Fernanda Rossi Ribeiro
Gabriel Durães de Azevedo Medina Acedo
Melmoarah Amaral Camargo Antonio
Aleph Teruya Eichemberg

Resumo

O Instagram foi lançado em 2010, pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, ambos engenheiros de software.  Atualmente, a rede social permite o compartilhamento de fotos e vídeos, bem como a integração com outros aplicativos. Entre as suas funcionalidades, estão a aplicação de filtros, o Boomerang, os Stories, além das gravações e transmissões de vídeos ao vivo. Além disso, também é um dos principais veículos para a publicidade de empresas de todo o mundo. Tendo em vista essa proposição, o presente artigo teve como objetivo, por meio de uma revisão bibliográfica e de um estudo de caso, pesquisar o uso do Instagram como plataforma publicitária. Pretendeu-se entender as estratégias utilizadas por essa mídia social e sua funcionalidade, com o intuito de engajar o consumidor, conduzindo-o à compra de determinado produto ou serviço. Justificou-se tal propositura, já que a publicidade cresce a cada minuto dentro das novas mídias e, por isso, se torna necessário realizar um estudo sobre o uso do Instagram como ferramenta publicitária. Para as análises ocorridas, foram investigadas campanhas da Netflix que, atualmente, têm veiculado suas propagandas no Instagram. Concluiu-se que, para que haja um engajamento e interação eficaz das marcas, é preciso não só conhecer as diversas linguagens desse novo universo verbal e imagético, como também suas ferramentas. E é por meio desse conhecimento, que as empresas poderão estreitar seus vínculos com o público-alvo, auxiliando-o a criar novas estratégias para essa rede social, resultando em um melhor posicionamento no mercado, envolvendo as redes sociais.


 

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