UM OLHAR BIBLIOMÉTRICO SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Conteúdo do artigo principal

Andreia de Bem Machado
andreza de bem machado

Resumo

A Ciência, Tecnologia, Sociedade tem uma relação direta com as discussões referentes ao crescimento da educação profissional e tecnológica. A potencialização dos rumos referentes a educação profissional e tecnológica fazem-se presentes através dos avanços da Ciência e Tecnologia, pilares para uma sociedade sustentável baseada no conhecimento. Dada a relevância do tema na sociedade atual, esse artigo tem o objetivo de mapear o estado da arte do tema Ciência, tecnologia, sociedade e educação profissional. Para tanto realizou-se a análise bibliométrica, a partir de uma busca sistemática na base de dados Scopus. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge no campo das áreas multidisciplinares intersectando as discussões sobre engenharia, medicina, astronomia, energia, currículo, estudantes, educação entre outras, nas quais relacionam o avanço da ciência e da tecnologia com questões referentes a melhoria na qualidade da educação profissional.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS
Biografia do Autor

Andreia de Bem Machado, UFSC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Alfabetização na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação (FAED) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Experiência na área de Educação há mais de 20 anos e com ênfase em Educação a Distância (EaD) desde de 2004, atuando principalmente nos temas: material didático , orientação de trabalho de pós graduação a distância, planejamento, desenvolvimento, coordenação nos cursos a distância. As diferentes atividades desenvolvidas centram-se principalmente como Designer Instrucional (DI) e áreas pedagógicas relacionadas a EAD. Atualmente desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Projeto, Metodologia e Design Instrucional para o planejamento, prática, acompanhamento e avaliação em EaD, educação corporativa, inovação, parques tecnológicos bem como na área de Mídia e Conhecimento. Atua também como professora formador, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos.Autora de livro e artigos científicos.