A ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA COMO REFORÇO À MONITORIA ACADÊMICA PARA O ENSINO DE HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS

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Wagner Moneda Telini
Lidyane Bortoleto Garcia
Pedro Daniel Scareli Sarti

Resumo

As estratégias de ensino centradas no estudante já comprovaram a sua relevância à formação médica e têm sido implementadas em todas as escolas médicas do país, conforme preconizado pelas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de medicina. Estas estratégias valorizam o processo metacognitivo, em que o estudante adquire capacidade de gerenciar sua aprendizagem. A autoaprendizagem requer participação ativa do estudante frente às unidades curriculares do seu curso e pouco se pesquisou sobre o resultado deste processo. A pesquisa teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do domínio metacognitivo, a capacidade de auto aprendizagem, em estudantes de medicina de centro universitário. Estudantes do curso de medicina foram convidados a preencher um questionário avaliativo com 20 itens, em escala semiquantitativa, para aferição de diferentes domínios de aprendizagem autodirigida. O questionário utilizado foi baseado no instrumento desenvolvido por Su-Fen Cheng para avaliação formativa da metacognição, pelo processo de autoaprendizagem, com adaptações e tradução para a língua portuguesa. Os estudantes responderam ao questionário ao longo do sétimo período do curso. Houve elevado nível de concordância na maior parte dos domínios do questionário. Os estudantes de curso de medicina com metodologias ativas de ensino valorizam o processo metacognitivo, com elevados níveis de organização do seu estudo individual, organização de pontos fortes e fracos de sua aprendizagem e elaboração de estratégias de enfrentamento de dificuldades.


Palavras-chave: educação médica; metodologias ativas; monitoria acadêmica; aprendizagem autodirigida.

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