O ENFOQUE CULTURAL NOS PROJETOS DO PIBID-LETRAS/ESPANHOL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA

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Karina de Oliveira
Jonathan Luiz Marques
Thaise Gonçalves Dias

Resumo

Resumo: É ainda comum observar que o enfoque dado à gramática nas aulas de língua estrangeira é grande no Brasil. No entanto, há muitos estudiosos que mostram como é possível abordar a língua e a cultura de forma associada. Assim, este artigo tem o intuito de apresentar dois projetos realizados por bolsistas do PIBID-Letras/Espanhol da UNIFEV, cujo embasamento é a abordagem cultural. Cada uma das iniciativas insere os alunos em situações reais da cultura hispanófana, como ao estudarem a origem da comida mexicana guacamole e ao assistirem a produções cinematográficas feitas na Espanha e na América Latina. O trabalho é ancorado em estudos teóricos de Goettenauer (2005), Godoi (2005), Laraia (2006), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), dentre outros. Como resultados, podem ser destacadas a vivência dos estudantes em situações das culturas dos povos hispano-falantes, além de uma maior compreensão da própria cultura brasileira.

 

Palavras-chave: Ensino de Língua Espanhola. Abordagem Cultural.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS
Biografia do Autor

Karina de Oliveira, "Centro Universitário de Votuporanga" (docente) "Universidade de Santiago de Compostela"- Espanha (Doutoranda)

Professora de Análise de texto e Redação no Colégio Unifev.

Docente do curso de Letras.

Coordenadora de área do PIBID-Espanhol.

Doutoranda pela Universidade de Santiago de Compostela.