UMA ANÁLISE SOBRE A INTERGENERICIDADE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

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Vanessa Mara Pagliarani Zeitune
Beatriz Balestero Pintor de Siqueira

Resumo

O presente trabalho apresenta a atuação da intergerericidade como recurso publicitário na produção de anúncios. O objetivo geral é investigar de que maneira a  intergenericidade contribui para que os objetivos de anúncios publicitários sejam levados na termo para satisfação do público-alvo. A linguagem permite ao ser humano relacionar, interagir, refletir e expressar. Essas são consideradas ações fundamentais para a existência e organização da sociedade, assim como também é o modo de registrar e difundir conhecimentos, possibilitando o processo de constante desenvolvimento em todas as áreas do saber. Os gêneros textuais, por sua vez, apresentam-se, em todos os textos, adaptando-os a uma estrutura estável capaz de produzir efeitos intencionais no intelocutor e contribuir, assim, para a eficácia do processo comunicativo de indivíduos pertencentes a uma comunidade. Cada gênero textual possui particiularidades próprias, capazes de operar a linguaguem da maneira mais adequada em distintas situações sociais. A investigação se justifica, tendo em vista que  a intergenericidade, ao utilizar diferentes gêneros textuais junto ao gênero publicitário, potencializa o impacto dos textos produzidos e disponibiliza novas criações, agregando valor à comunicação, produzindo novos sentidos ao público-alvo, gerando sua satisfação, no intuito de atraí-lo para uma determinada ação/compra. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de método dedutivo hipotético, cuja coleta de dados será realizada em obras selecionadas por meio de busca no banco de dados de repositórios nacionais, tal como o GOOGLE e também com embasamento em artigos, teses e livros. Ademais, serão analisados anúncios publicitários brasileiros, no intuito de averiguar os efeitos provocados pelo arranjos construídos por meio da intergenerecidade, com o propósito de perceber os seus resultados no público-alvo que almejam. Espera-se evidenciar o uso da intergenericidade em peças publicitárias como um recurso responsável por atrair e persuadir o interlocutor, inspirar novas soluções, ocultar a intenção comercial e agregar credidibilidade. Nesse sentido, sendo uma ferramenta capaz de subsidiar a confecção de anúncios mais eficazes, proporcionando melhor aplicação de seus efeitos aos interesses de um determinado produto, marca ou serviço.


Palavras-chave: intergenericidade; anúncios publicitários; recurso.

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ARTIGOS