O PROCESSO CRIATIVO COMO CARTOGRAFIA DA EXPERIÊNCIA: UMA ESTRATÉGIA POSSÍVEL PARA O ENSINO DE PROJETO NA ARQUITETURA

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Maria Júlia Barbieri Eichemberg
Laura Fernanda Cimino
André Teruya Eichemberg

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma estratégia possível para o ensino de Projeto de Arquitetura a partir do entendimento do processo de criação enquanto uma cartografia da experiência. A cartografia entendida à luz de Rolnik, se coloca enquanto um processo rizomático que não permite mais distanciar ou diferenciar sujeito (discente) do objeto (projeto), mas sim entendê-los como elementos em trânsito que agenciam a produção do conhecimento. Para tanto, buscamos fundamentar a discussão, primeiramente nas experiências projetuais do arquiteto japonês Sou Fujimoto, que nos apresenta um percurso criativo baseado na sua ideia de Futuro Primitivo para, posteriormente, desenvolver a própria cartografia como estratégia de ensino, apresentando a metodologia utilizada na disciplina de Projeto de Arquitetura IV.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS