GERAÇÕES Z E ALFA: OS NOVOS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Conteúdo do artigo principal

Anderson Bençal Indalécio
Maria da Graça Martins Ribeiro

Resumo

As novas gerações de educandos que atualmente adentram as unidades escolares compõem um novo cenário educativo que desafia o contexto de uma abordagem tradicional de ensino. Na tentativa de superar os desafios postos, educadores devem buscar subsídios para repensar sua prática educativa a fim de atender as demandas formativas da contemporaneidade. Apropriar de conhecimentos acerca das circunstâncias que influenciam o comportamento dos educandos torna-se um item quase que obrigatório na formação dos educadores. Assim, este artigo busca contribuir na reflexão do assunto, elucidando algumas questões relevantes no que se refere ao comportamento dos integrantes das novas gerações e sua relação com a tecnologia.

Palavras-chave: Educação. Aluno. Tecnologia. Gerações.  

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS
Biografia do Autor

Anderson Bençal Indalécio, Centro Universitário de Votuporanga

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Licenciado em Educação Física e em Pedagogia, e graduando em Filosofia. Possui especializações na área de tecnologias aplicadas ao ensino: Mídias na Educação – UFPE/USP; Planejamento, Implementação e Gestão da EaD – UFF; Metodologia do Ensino Fundamental – UFG. É integrante do grupo de estudos Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky – NEEVY, vinculado à Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, e membro associado da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – ABT.

Assessor Pedagógico junto à Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga/SP, e docente no Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV.

Palestrante sobre os temas de Educação e Tecnologia. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Metodologias Ativas no Ensino; Dialogicidade e Formação de Professores.