O ESPAÇO COMO MATRIZ EPISTEMOLÓGICA DA COMUNICAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por objetivo estudar as diferentes manifestações do espaço, ou seja, suas espacialidades construídas pelos meios e as tecnologias da linguagem. Infere-se que o espaço deve ser compreendido como uma matriz cognitiva que identifica e marca as diferenças entre as culturas. Espaço, comunicação e cultura são elementos transitivos que representam o espaço social e as suas respectivas dinâmicas. Problematizar tais questões do espaço supõe pensá-lo enquanto signo que comunica um determinado valor social. Trata-se de pensar o espaço não mais como uma entidade abstrata e metafisica, mas como operacionalizador de transformações nas relações sociais, intersubjetivas e que configuram o ambiente da cultura. Parte-se da questão “em que medida o espaço pode ser compreendido como um meio comunicativo que se organiza por meio de distintas espacialidades?”. Metodologicamente partimos de uma revisão bibliográfica de fundamentação dos conceitos de mediação, construtibilidade e comunicabilidade (Ferrara, 2002, 2008) ambiência e vínculo comunicativo (McLuhan, 1980; Sodré, 2002), mundialização da cultura (Ortiz, 1994).
Detalhes do artigo
Edição
Seção
HUMANAS E SOCIAIS
Declaração de Direito Autoral
Autorização Autor: Título do Trabalho: Autorizo, para os devidos fins, de forma gratuita, a publicação de meu trabalho, acima indicado.