O ESPAÇO COMO MATRIZ EPISTEMOLÓGICA DA COMUNICAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Laura Fernanda Cimino
Maria Júlia Barbieri Eichemberg
André Teruya Eichemberg

Resumo

Este artigo tem por objetivo estudar as diferentes manifestações do espaço, ou seja, suas espacialidades construídas pelos meios e as tecnologias da linguagem. Infere-se que o espaço deve ser compreendido como uma matriz cognitiva que identifica e marca as diferenças entre as culturas. Espaço, comunicação e cultura são elementos transitivos que representam o espaço social e as suas respectivas dinâmicas. Problematizar tais questões do espaço supõe pensá-lo enquanto signo que comunica um determinado valor social. Trata-se de pensar o espaço não mais como uma entidade abstrata e metafisica, mas como operacionalizador de transformações nas relações sociais, intersubjetivas e que configuram o ambiente da cultura. Parte-se da questão “em que medida o espaço pode ser compreendido como um meio comunicativo que se organiza por meio de distintas espacialidades?”. Metodologicamente partimos de uma revisão bibliográfica de fundamentação dos conceitos de mediação, construtibilidade e comunicabilidade (Ferrara, 2002, 2008) ambiência e vínculo comunicativo (McLuhan, 1980; Sodré, 2002), mundialização da cultura (Ortiz, 1994).

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS