HIGIENE CORPORAL NO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE VOTUPORANGA/SP: ALTERNATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO EDUCANDO APLICADAS PELO PROJETO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO
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Resumo
É durante a infância que se deve aprender a cuidar do próprio corpo. A responsabilidade de ensinar é dos pais, em primeiro lugar, mas a escola exerce uma posição fundamental durante esse processo, o educador físico está presente no cotidiano das crianças e de uma forma lúdica e prazerosa, pode promover práticas de higiene desde o início da Educação Infantil, incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo. O objetivo do estudo foi identificar os hábitos de higiene de um grupo de alunos atendidos pelo projeto PIBID Subprojeto Educação Física de um Centro Educacional Municipal, onde 22 alunos do 4° ano de 9 a 10 anos, sendo 15 meninos e 07 meninas responderam um questionário de questões fechadas de multiplica escolha referentes aos seus hábitos diários de higiene. Do total de entrevistados, 9% afirmaram tomar banho de três a quatro vezes por semana, quanto à escovação dos dentes 36% relataram fazer o procedimento mais de três vezes ao dia, os outros 64% afirmaram fazer menos de três vezes ao dia, quanto à higienização das mãos, 36% responderam que raramente fazem antes das refeições. A maioria dos alunos possui conhecimento quanto aos hábitos de higiene e cuidados com o seu próprio corpo, devido à própria escola já trabalhar isso desde o 1º Ano, no entanto ainda há uma grande parcela de alunos que não praticam, ou seja, não possuem cuidados básicos quanto sua própria profilaxia. Assim é possível concluir que a maioria dos alunos participantes do estudo conhece e pratica uma higiene atribuída como boa, no entanto ainda é preciso alternativas eficazes que possam fazer com que todos tenham hábitos saudáveis de higiene, o que resultará em benefícios para a saúde e completo bem estar.
Palavras-chave: Higiene; Saúde; Ensino Fundamental.
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Referências
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