RELATO DE EXPERIÊNCIA: ORIENTAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE SUPORTE FAMILIAR AO IDOSO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Envelhecer é um processo progressivo, dinâmico, irreversível e não patológico associado a mudanças que afetam a vida do individuo. Um envelhecimento saudável depende de uma rede de apoio e suporte social sendo função da família, comunidade e governo garantir ao idoso o direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e convívio social. Assim, o objetivo do trabalho foi fortalecer o suporte familiar ao idoso vulnerável e capacitar a equipe de saúde da família e o CRAS para, em conjunto, darem continuidade a esse fortalecimento. O projeto foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira foram ministradas palestras a grupos de famílias do bairro sobre "A importância do apoio da família e cuidador ao idoso". Foram respondidas perguntas e fornecidas orientações para a população. Na segunda etapa, os resultados das atividades foram expostos à Equipe de Saúde da Família a fim de capacitar os profissionais para intervenções multidisciplinares voltadas ao público idoso. Observou-se pouco conhecimento da população sobre a importância do apoio familiar para o envelhecimento saudável, alem de um déficit na integração da Equipe de Saúde da Família com diversos aparelhos sociais presentes no bairro. Com a tendência ao aumento da expectativa de vida, torna-se necessário que as ações voltadas à saúde do idoso, e orientação às famílias que convivem com esse grupo, sejam cada vez mais inseridas em um processo de trabalho multiprofissional e intersetorial entre as Unidades de Saúde e outros equipamentos sociais.
Palavras-chave: Idoso; Suporte; Família;
Detalhes do artigo
Referências
ARAÚJO, C.K. et al,Vínculos Familiares e Sociais nas Relações dos Idosos. Revista Jovens Pesquisadores, n. 1, p. 97-107,Santa Cruz do Sul, 2012. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/download/2868/2033 >. Acesso em: 18 mar. 2015.
MORAES E. N.,Atenção à Saúde do Idoso: Aspectos Conceituais. Organização Pan-Americana de Saúde. Brasília, 2012. Disponível em: <http://apsredes.org/site2012/wpcontent/uploads/2012/05/Saude-do-Idoso-WEB1.pdf?hc_location=ufi>. Acesso em: 18 mar. 2015.
REIS, L.A. et al, Avaliação do suporte familiar em idosos residentes em domicílio. Aval. psicol. vol.10 no.2 Itatiba ago. 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000200002&hc_location=ufi>. Acesso em: 18 mar. 2015.