A RELAÇÃO DO AUDIOVISUAL COM A PUBLICIDADE BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DA CANTORA ANITTA

Conteúdo do artigo principal

Thayná de Oliveira Pinheiro
Eliézer Madureira Garcia
Arthur Henrique de Lima Pirani
Nayara Teixeira Ramos
Aleph Teruya Eichemberg

Resumo

Há anos, os videoclipes vêm proporcionando o crescimento na carreira e na formação da identidade artística de cantores brasileiros e, atualmente, com plataformas de streaming de vídeo e o uso de redes sociais, seus trabalhos criam tendências motivados por elas, despertando o interesse de um determinado público-alvo. Tendo em vista essa consideração, o presente trabalho teve como objetivo estudar a produção de videoclipes de cantores de música pop e sua relação com a publicidade brasileira. A escolha do tema se justifica, tendo em vista que há uma tendência de anúncios publicitários se beneficiarem de clipes de música pop produzidos no Brasil, tomando-os como referência para suas criações. Verifica-se também que o contínuo uso das redes sociais auxilia esse engajamento, tanto para o clipe quanto para a empresa vinculada a elas, acarretando resultados positivos de compra. Ter conhecimento sobre o assunto abre perspectivas para a evolução de carreiras de cantores por meio de criação e tendências. Para a concretização da pesquisa, metodologicamente, foi realizada coleta de informações em obras selecionadas em bancos de dados de repositórios nacionais, tais como Scielo e Google Acadêmico, entre outros. Além disso, foi efetivado um estudo de caso sobre a cantora de música pop Anitta, pois, hoje em dia, é uma artista brasileira que possui diversos videoclipes de sucesso que foram utilizados como um dos elementos para a composição de campanhas publicitárias. Pôde-se constatar, por meio das investigações realizadas, à guisa de conclusão, que, hoje em dia, os videoclipes são necessários à carreira dos artistas musicais. Eles são indispensáveis, tanto para a imagem e identidade visual dos cantores como para o meio de divulgação da música.


Palavras-chave: Audiovisual. Publicidade. Videoclipes. Anitta. Música.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS