A RELAÇÃO DO AUDIOVISUAL COM A PUBLICIDADE BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DA CANTORA ANITTA
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Resumo
Há anos, os videoclipes vêm proporcionando o crescimento na carreira e na formação da identidade artística de cantores brasileiros e, atualmente, com plataformas de streaming de vídeo e o uso de redes sociais, seus trabalhos criam tendências motivados por elas, despertando o interesse de um determinado público-alvo. Tendo em vista essa consideração, o presente trabalho teve como objetivo estudar a produção de videoclipes de cantores de música pop e sua relação com a publicidade brasileira. A escolha do tema se justifica, tendo em vista que há uma tendência de anúncios publicitários se beneficiarem de clipes de música pop produzidos no Brasil, tomando-os como referência para suas criações. Verifica-se também que o contínuo uso das redes sociais auxilia esse engajamento, tanto para o clipe quanto para a empresa vinculada a elas, acarretando resultados positivos de compra. Ter conhecimento sobre o assunto abre perspectivas para a evolução de carreiras de cantores por meio de criação e tendências. Para a concretização da pesquisa, metodologicamente, foi realizada coleta de informações em obras selecionadas em bancos de dados de repositórios nacionais, tais como Scielo e Google Acadêmico, entre outros. Além disso, foi efetivado um estudo de caso sobre a cantora de música pop Anitta, pois, hoje em dia, é uma artista brasileira que possui diversos videoclipes de sucesso que foram utilizados como um dos elementos para a composição de campanhas publicitárias. Pôde-se constatar, por meio das investigações realizadas, à guisa de conclusão, que, hoje em dia, os videoclipes são necessários à carreira dos artistas musicais. Eles são indispensáveis, tanto para a imagem e identidade visual dos cantores como para o meio de divulgação da música.
Palavras-chave: Audiovisual. Publicidade. Videoclipes. Anitta. Música.