A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO

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Tiago Minucelli GARCIA
Fabrício Oliveira de CARVALHO
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

A educação básica busca capacitar o aluno à compreensão de conceitos e conteúdos que colaborem para o seu crescimento intelectual como indivíduo inserido em uma sociedade que exige um posicionamento crítico. O presente trabalho foi elaborado com o intuito de auxiliar o processo ensino-aprendizagem da educação básica por meio da aplicação de exercícios em sala de aula para alunos do Ensino Médio. A resolução de exercícios é fundamental neste processo, uma vez que estimula o raciocínio e propõe uma direta aplicação da teoria, de modo que o aluno consiga compreender o conteúdo de forma prática; além disso, a relação entre teoria e prática tem uma importância já destacada pela LDB em seu artigo 35, quando diz das finalidades que são esperadas durante o ensino médio. O trabalho foi desenvolvido no Centro Social de Votuporanga (DAFIC) e na E.E. Prof.ª Maria Nívea Costa Pinto Freitas, direcionado a alunos do ensino médio. No DAFIC, tendo em vista que os adolescentes têm idades variadas, os exercícios aplicados foram voltados para a revisão de conteúdos matemáticos básicos, ou seja, foi feito um nivelamento com 70 alunos, aproximadamente. Já na escola estadual, as aulas foram realizadas na 3ª série do ensino médio com a participação média de 30 alunos. Os exercícios aplicados nestas aulas foram retirados do site do INEP de provas anteriores do ENEM, objetivando a preparação para o exame que, anualmente, tem passado por mudanças. Essas mudanças são observadas nas estruturas dos exercícios, que tendem a requerer dos alunos um maior conhecimento específico em suas resoluções. A participação dos alunos envolvidos foi satisfatória em ambos os locais de aplicação do trabalho, o que revelou um melhor desempenho de todos ao final do período de estudos e ratificou, ainda, a importância de uma complementação prática ao ensino básico.

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Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS