A RELAÇÃO ENTRE O CORPO E O CONTEXTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A relação entre o corpo e o contexto é observável a partir do momento em que a criança entra na sala de aula. Por ela permanecer várias horas sentadas na mesma posição ou até mesmo, sentar, muitas vezes, em posições erradas, causando dores e deformações em partes do corpo, sem valorizar a postura corporal adequada. Atende, em média, 20 crianças de 7 anos, em 6 horas semanais, referente ao programa PIBID\Capes, aplicada em intervalos ou mesmo na sala de aula da CEM. Prof. Benedito Israel Duarte, em Votuporanga, SP. Tem como objetivo, estimular e desenvolver hábitos de postura corporal, visando conscientizar as crianças da disciplina, por meio do esporte, contemplando teoria e pratica (corpo e mente). Estas atividades aplicadas, são parte da descrição metodológica que, no decorrer das aulas promoveram um melhor entendimento para o aquecimento muscular, circuito de coordenação motora,jogos e atividades lúdicas, usando diversos recursos para o alongamento orientado, circuito de agilidade e concentração. Promove aos licenciandos do curso de Pedagogia, como profissionais da educação, a oportunidade de esclarecer a importância do contato com essas crianças e poder passar um conteúdo que eles possam se interessar. Conclui-se que esses alunos, ainda que apresentem dificuldades, as crianças vão se esforçando para melhorarem, pois, com esse impacto, todos acabam aprendendo um pouco do quanto é importante o convívio entre o profissional, sua postura pedagógica, os alunos e a preservação da saúde mental e física.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental – Brasil: MEC/SEF, 1997. v. 7
NAVAS, Marcus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: Conceito e Sugestões. 3. ed . São Paulo: Midrograf, 2001.