ÁCIDOS GRAXOS TRANS, DOENÇAS CARDIOVASCULARES, ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os ácidos graxos trans são ácidos graxos insaturados que apresentam, pelo menos, uma dupla ligação na posição trans. O consumo em excesso de produtos alimentícios com a presença de gordura trans é um sério problema para a saúde pública. É observada uma evidente predominância dessa gordura na formulação de produtos industrializados, acarretando uma série de patologias e principalmente desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A indústria busca métodos a baixo custo para reduzir os ácidos graxos trans ou substituí-los de vez dos alimentos industrializados. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento literário dos principais aspectos relacionados aos ácidos graxos trans e os efeitos à saúde humana. Conclui-se que o recomendado é a diminuição do consumo dos alimentos que contenham a gordura trans, lendo o rótulo dos alimentos industrializados.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Referências
ARENHART, Márcia et al. A realidade das gorduras trans: conhecimento ou desconhecimento. Revista Disciplinarum Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 59-68, 2009.
PREVIDELLI, Ágatha Nogueira et al. Índice de qualidade da dieta revisado para população brasileira. Revista de Saúde Pública. São Paulo, v. 45, n. 4, p. 794-798, 2011.
NASCIMENTO, Kamila de Oliveira et al. Associação do consumo de gorduras trans
e doenças cardiovasculares: uma questão de saúde pública. Revista Acta
Tecnológica. Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 78-88, 2013.