ÁCIDOS GRAXOS TRANS, DOENÇAS CARDIOVASCULARES, ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Conteúdo do artigo principal

Débora Cristina Goeldner MOLLINA
Érica Maria Belarmino VIEIRA
Maria Aparecida Viola CARVALHO

Resumo

Os ácidos graxos trans são ácidos graxos insaturados que apresentam, pelo menos, uma dupla ligação na posição trans. O consumo em excesso de produtos alimentícios com a presença de gordura trans é um sério problema para a saúde pública. É observada uma evidente predominância dessa gordura na formulação de produtos industrializados, acarretando uma série de patologias e principalmente desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A indústria busca métodos a baixo custo para reduzir os ácidos graxos trans ou substituí-los de vez dos alimentos industrializados. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento literário dos principais aspectos relacionados aos ácidos graxos trans e os efeitos à saúde humana. Conclui-se que o recomendado é a diminuição do consumo dos alimentos que contenham a gordura trans, lendo o rótulo dos alimentos industrializados.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

ARENHART, Márcia et al. A realidade das gorduras trans: conhecimento ou desconhecimento. Revista Disciplinarum Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 59-68, 2009.

PREVIDELLI, Ágatha Nogueira et al. Índice de qualidade da dieta revisado para população brasileira. Revista de Saúde Pública. São Paulo, v. 45, n. 4, p. 794-798, 2011.

NASCIMENTO, Kamila de Oliveira et al. Associação do consumo de gorduras trans

e doenças cardiovasculares: uma questão de saúde pública. Revista Acta

Tecnológica. Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 78-88, 2013.