MATERIAL DIDÁTICO ILUSTRATIVO E INFORMATIVO PARA ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

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Michele Fernandes MARQUEZAN
Cristiani Beatriz Neves GARCIA
Fernando Sérgio Ferreira Dionísio DIONÍSIO

Resumo

Atualmente, a inclusão escolar é tema de estudos em nível mundial. A
obrigatoriedade do acolhimento de todos os alunos, independentemente de
suas necessidades está explicita na legislação, conforme preconiza o projeto
de inclusão do Ministério da Educação e do Desporto, LEI Nº 9.394 de 20 de
dezembro de 1996. Entretanto, apenas o acolhimento não é suficiente, sendo
necessário proporcionar ao aluno de inclusão condições efetiva para que o
desenvolvimento de suas potencialidades torne-se realidade. A elaboração
desse projeto foi proposta pelo Professor Gustavo de Oliveira Castro,
supervisor de área do PIBID, da E.E. Prof.ª Maria Nívea Costa Pinto Freitas,
onde leciona para dois alunos com necessidades especiais. O objetivo desse
projeto foi auxiliar o professor a ministrar os conteúdos programáticos,
permitindo que alunos de inclusão trabalhem os conteúdos, de forma que
realmente possam interagir com o conhecimento e os colegas. Foram
elaborados conteúdos de forma lúdica, favorecendo a compreensão da
matéria. Também foram disponibilizados pelo PIBID os materiais escolares
necessários para a completa realização das atividades. Esse projeto veio de
encontro à necessidade de um material didático adaptado às dificuldades dos
alunos em sua singularidade, permitindo ao aluno com necessidades especiais
a participação mais efetiva no processo de ensino-aprendizagem. A utilização
desse material tem sido favorável, pois os alunos com necessidades especiais
favorecidos pelo uso desta alternativa têm demonstrado maior participação e
interação nas aulas.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

BRASIL (1996). Ministério da Educação e do Desporto Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF.

CARNEIRO, Moaci Alves. O acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e

Classes Comuns: Possibilidades e Limitações. RJ: Vozes, 2007.