A INFLUÊNCIA DO PROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANTO AO ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
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Resumo
A Corpolatria está em evidência nas escolas, grande parte das dúvidas e opiniões geradas por meio das mídias, é debatida durante as aulas de Educação Física, de maneira que os alunos as sanem. A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre as práticas esportivas, dentro e fora do âmbito escolar, visando o formar um aluno mais autônomo sobre tais temas. Através de dúvidas geradas pelos próprios alunos, efetuou-se uma pesquisa com base em seus próprios conhecimentos, e nos conhecimentos que a própria mídia nos fornece, comparando-os e formatando-os segundo aquilo que se entendem, quanto ao corpo saudável/corpo modelado, desta maneira os alunos entenderam que atividades físicas são benéficas, e o corpo se adéqua as mesmas, fortalecendo-se e definindo-se, descartando assim processos que acelerem tal desenvolvimento como o uso de anabolizantes e termogênicos. Esta procura pelo corpo ideal, segundo Ferreira e Guimarães (2006) está cada vez mais suprimindo a capacidade crítica em detrimento dos padrões corporais determinados. Conclui-se que os alunos do ensino médio, manifestam muito interesse quando o assunto se refere ao próprio corpo, e acabam sendo influenciados pela mídia em muitas das vezes, o papel do professor de educação física é fundamental para o auxílio a pratica correta dos exercícios e conscientização da pratica adequada de um estilo de vida saudável.
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Edição
Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Referências
COELHO, R. F. J.; SEVERIANO, M. F. V. História dos usos, desusos e usura dos corpos no capitalismo. Revista do Departamento de Psicologia – UFF, Niterói, v. 19, n. 1, p. 83-100. jan. 2007.
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FERREIRA, M. E.; GUIMARÃES, M. Educação Inclusiva. 2. ed. Rio de Janeiro:
DP&A, 2006.