A UTILIZAÇÃO DO ULTRASSOM ASSOCIADO À DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL COMO TÉCNICA DE TRATAMENTO PARA REDUÇÃO DE MEDIDAS DA REGIÃO ABDOMINAL

Conteúdo do artigo principal

Felipe Moraes ALINGERI
Rafael Henrique Anoni do NASCIMENTO

Resumo

A beleza apresentada pela mídia faz com que as pessoas busquem a “perfeição” estética, inclusive pela diminuição de medidas abdominais. “Gordura localizada” é hipertrofia de células adiposas, junto à problemas de saúde. O ultrassom causa aquecimento no tecido gerando bolhas no adipócito, causando sua ruptura. Seu conteúdo se espalha entre as células, em seguida inicia-se a drenagem linfática manual, que drena os líquidos excedentes entre as células para a circulação sanguínea para uma nova metabolização. A perimetria é a utilização de fita métrica para a obtenção de medidas do perímetro corporal a ser avaliado. Podemos avaliar a medida inicial e comparar com a perimetria final para conclusão. O objetivo desse estudo foi avaliar a diminuição de medidas abdominais através da utilização do ultrassom associado a drenagem linfática manual. Participaram do tratamento mulheres entre 20 e 55 anos de idade, nas quais coletamos dados de dieta, qualidade de vida, perimetria inicial e final e satisfação quanto ao tratamento. Todas as pacientes obtiveram redução de medidas abdominais, totalizando uma diminuição média de 4,24cm. Após o tratamento aplicado por esta pesquisa podemos concluir que houve diminuição satisfatória na medida abdominal de todas as pacientes.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

GUIRRO, E. C. O.; GUIRRO, R. R. J. Fisioterapia dermato-funcional fundamentos recursos patologias. 3. ed. São Paulo: Manole, 2002.

NEVES, S. R.; OLIVEIRA, D. Eficácia da associação de técnicas manuais e eletrotermoterapia na redução de medidas do abdome. 2008.