AVALIAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PRATICA NO ENSINO DE BIOLOGIA MOLECULAR EM UMA ESCOLA NO MUNICIPIO DE VOTUPORANGA, SP, BRASIL.
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Resumo
A abordagem de um tema dentro da disciplina de Ciências Biológicas deve conter situações articuladas e interessantes, favorecendo assimilação do conteúdo pelos estudantes. Nesse contexto o uso de atividades práticas agregadas aos assuntos abordados em sala de aula são cada vez mais incentivados para a fixação dos conteúdos teóricos. O objetivo do trabalho será avaliação da eficiência de uma atividade prática dentro do tema de Biologia Molecular envolvendo DNA, aliada a explanação conceitos básicos envolvendo ácidos nucleicos. O estudo será realizado na Escola Estadual Professora Maria Nívea Costa Pinto Freitas, localizada no município de Votuporanga, São Paulo, Brasil. Em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, onde o assunto citado está na data do trabalho sendo abordado, será realizada a atividade pratica envolvendo o experimento já comumente aplicado de extração de material genético (DNA) de morangos (Fragaria sp.) por meio da maceração das frutas e aplicação de detergente e álcool. Aliado a isso serão feitas explanações ilustradas introdutórias e conclusivas sobre a estrutura, composição e função na síntese de proteínas dos ácidos nucleicos. A avaliação será feita antes da aplicação da prática e após a mesma, sendo essas moderadamente diferentes em estrutura porém semelhantes em conteúdo. Ambas terão dez questões de múltipla escolha totalizando dez pontos. A diferença das médias das notas serão avaliadas com teste t de Student averiguando se houve alteração significativa nas notas após a aplicação da prática. Espera-se notar um aumento significativo de acertos na segunda avaliação, caracterizando como positivo a abordagem prática do tema proposto em sala de aula, mostrando evidências favoráveis dessa metodologia.
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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Referências
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