AVALIAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PRATICA NO ENSINO DE BIOLOGIA MOLECULAR EM UMA ESCOLA NO MUNICIPIO DE VOTUPORANGA, SP, BRASIL.

Conteúdo do artigo principal

Ariel Calister FRANCHINI
Felipe SOUZA
Jhonatan Eber SILVA
Fernando Sergio Ferreira DIONÍSIO

Resumo

A abordagem de um tema dentro da disciplina de Ciências Biológicas deve conter situações articuladas e interessantes, favorecendo assimilação do conteúdo pelos estudantes. Nesse contexto o uso de atividades práticas agregadas aos assuntos abordados em sala de aula são cada vez mais incentivados para a fixação dos conteúdos teóricos. O objetivo do trabalho será avaliação da eficiência de uma atividade prática dentro do tema de Biologia Molecular envolvendo DNA, aliada a explanação conceitos básicos envolvendo ácidos nucleicos. O estudo será realizado na Escola Estadual Professora Maria Nívea Costa Pinto Freitas, localizada no município de Votuporanga, São Paulo, Brasil. Em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, onde o assunto citado está na data do trabalho sendo abordado, será realizada a atividade pratica envolvendo o experimento já comumente aplicado de extração de material genético (DNA) de morangos (Fragaria sp.) por meio da maceração das frutas e aplicação de detergente e álcool. Aliado a isso serão feitas explanações ilustradas introdutórias e conclusivas sobre a estrutura, composição e função na síntese de proteínas dos ácidos nucleicos. A avaliação será feita antes da aplicação da prática e após a mesma, sendo essas moderadamente diferentes em estrutura porém semelhantes em conteúdo. Ambas terão dez questões de múltipla escolha totalizando dez pontos. A diferença das médias das notas serão avaliadas com teste t de Student averiguando se houve alteração significativa nas notas após a aplicação da prática. Espera-se notar um aumento significativo de acertos na segunda avaliação, caracterizando como positivo a abordagem prática do tema proposto em sala de aula, mostrando evidências favoráveis dessa metodologia.

 

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

Campos, Luciana Maria Lunardi, T. M. Bortoloto, and A. K. C. Felício. "A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem." Caderno dos núcleos de Ensino3548 (2003).

Laburú, Carlos Eduardo, Sérgio de Mello Arruda, and Roberto Nardi. "PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS Methodological pluralism in science teaching." Ciência & Educação 9.2 (2003): 247-260.

Jerrold, H. Zar. "Biostatistical analysis." Biostatistical analysis (1999).