AVALIAÇÃO INICIAL DE VÁRIAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UM CURSO DE EAD

Conteúdo do artigo principal

João Paulo de Lima PEDROSO
Regina Silvia Chaves de LIMA
Priscila Garpelli PÁSSARO
Gisele Regina de AZEVEDO

Resumo

Introdução: Proposta de avaliar métodos de avaliação através da análise de um
curso de EaD. Objetivos: Desenvolver curso de Higienização de Mãos EaD, avaliar o
aprendizado dos estudantes e demonstrar métodos de avaliação de aprendizado na
EaD. Relato de Experiência: Em uma rede social criado página para contato com os
alunos (n=9); inserido o roteiro: Tema, Público-alvo, Carga horária, Ementa,
Objetivos, Conteúdos, Atividades, Critérios de avaliação. Resultados: os alunos
tinham 4 semanas para desenvolver as atividades. Na primeira postado o fórum,
participação de 100%, ocorreu feedback posteriormente. Na segunda semana
postado dois vídeos para a análise, 57,2% participaram. Ocorreu feedback da
atividade. Na terceira semana, através do aplicativo Survey Monkey, desenvolveu
um questionário com 10 questões de múltiplas escolhas,100% participaram. Não
houve feedback. Na última semana 42,7% dos participantes enviaram o vídeo da
quarta atividade, realizado o feedback após. No encontro presencial 100% dos
participantes compareceram. A última avaliação era avaliar o aluno através do
OSCE, realizando a higienização das mãos. Entregue os certificados para quem
atingiu as menções regular (42,9%%), bom (28.7%) e muito bom (14,2). No final
enviado um link para que todos avaliassem o curso e seminário. Foram 7 perguntas.
Quando perguntado qual atividade você achou mais interessante, 29% escolheu
análise dos vídeos, 14 % questões de múltiplas escolhas, 29% videocast e 29%
OSCE. Conclusões: O curso foi desenvolvido para que os alunos pudessem aprender, em um ambiente prático, a teoria da avaliação no EaD. Os debates, durante o encontro presencial, evidenciaram que todos haviam compreendido que existem vários métodos para avaliar o aprendizado no ensino à distância. A satisfação dos alunos e a aquisição de competência ficaram claras no feedback dos alunos para os tutores, com declaração como aprendi muito e acredito que estou quebrando um tabu, é possível ensinar, aprender e avaliar a distância.

 

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS