HÁBITOS DE HIGIENE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA INFÂNCIA EM ESCOLA DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO, ANO DE 2016
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Resumo
A debilidade do modelo unicausal na explicação de doenças associadas a múltiplos
fatores de risco favoreceu o desenvolvimento dos modelos multicausais. Proposto
por Leavell e Clark (1976), esse modelo considera a interação, o relacionamento e o
condicionamento de três elementos fundamentais da chamada ‘tríade ecológica’: o
ambiente, o agente e o hospedeiro. A introdução da educação em saúde como
processo político pedagógico requer o desenvolvimento de um pensar crítico e
reflexivo, permitindo desvelar a realidade e propor ações transformadoras, enquanto
sujeito histórico e social capaz de propor e opinar nas decisões de saúde para o
cuidar de si, de sua família e da coletividade. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi
realizar atividades de educação em saúde sobre hábitos de higiene, em uma escola
de ensino fundamental, na disciplina de Prática Integrada Ensino Serviço e
Comunidade (PIESC). Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e
qualitativa, implementada a partir da metodologia de dinâmicas com participação
ativa dos alunos e apresentação de vídeos educativos abrangendo temas como
higiene corporal e as consequências da ausência desta. A pesquisa foi aplicada em
encontros semanais com a participação de 34 crianças, na faixa etária de 6 a 8
anos. A efetividade do projeto será avaliada por meio da aplicação de um Pré-teste e
Pós-teste, em que ambos possuem o mesmo conteúdo de perguntas, mas aplicados
em tempos diferentes. O Pré-teste realizado no primeiro dia e antes de qualquer
explicação, enquanto o Pós-teste no último dia após realizar todo conteúdo
programado. Desse modo, espera-se encontrar como resultado um aumento dos
acertos no pós-teste e a disseminação do cuidado em sua rotina. Conclui-se que
ainda existe uma debilidade na questão saúde, tanto pelas crianças quanto por suas
famílias. No entanto, o aprendizado dessas é positivo, melhorando suas
necessidades em saúde e transformando-as em multiplicadoras do conhecimento
adquirido, melhorando, assim, sua qualidade de vida.
Palavras - Chave: Educação em Saúde. Higiene. Participação Ativa.
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Referências
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