JOGAR, BRINCAR E APRENDER: O LÚDICO EM FAVOR DA APRENDIZAGEM

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Cindel dos SANTOS
Luíz Otávio Maciel LOPES
Akila da Silva MANZANO
Ana Vitoria Esteves de SOUZA
Fernanda Aparecida da Silva FERNANDES

Resumo

A teoria do empoderamento (empowerment) baseia-se no florescer do
autoconhecimento nas populações. Mediante isso usou-se nesse projeto a
apresentação das profissões para ampliar o conceito profissional e ideológico das
crianças. Dessa maneira, o trabalho teve como objetivo desenvolver práticas,
serviços e ações com crianças de 6 a 8 anos que frequentam o 4º ano do Ensino
Fundamental no Centro de Educação Municipal (CEM) "Prof. Valdir Gonçalves de
Lima" na cidade de Votuporanga, a partir de necessidades de saúde averiguadas
nas atividades realizadas no 1º semestre do curso de medicina do Centro
Universitário de Votuporanga (UNIFEV) dentro da Unidade Curricular Prática de
Integração Ensino Serviço-Comunidade (PIESC). A partir do 3° semestre desse
curso os alunos foram a campo e aplicou o seguinte trabalho utilizando da
metodologia de Waldorf proposto por Rudolf Steiner que visa a análise da criança
explorando as competências individuais, considerando a integração social, a
responsabilidade dentro do processo de aprendizagem juntamente com o conceito
de ludicidade desenvolvido por Cipriano Luckesi, o qual defende que brincar, jogar,
agir ludicamente exige uma entrega total do ser humano, corpo e mente ao mesmo
tempo. O presente trabalho encontra-se em fase de aplicação, entretanto os
resultados preliminares indicam que a intervenção está contribuindo de forma
significativa para o aprendizado das crianças participantes, agregando grande nível
de conhecimento e capacidade de trabalhar em grupo.

Palavras-chave: Conceito profissional; Autoconhecimento; Criança.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

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<http://ewrs.com.br/site/pedagogia-waldorf/>. Acessado em: 10 mar. 2016.

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