LEVANTAMENTO DOS HÁBITOS DE HIGIENE EM CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS EM ESCOLA DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO

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Thaís Carrer dos SANTOS
Bruna Leandra ALVES
Roberta Bonamim FIORILLI
Beatriz Beretta ALVES
Rosana Aparecida Benetoli DURAN

Resumo

Higiene significa um conjunto de cuidados diários que se deve ter para alcançar o
bem-estar e a saúde. Ela se refere à condições e práticas que ajudam a manter a
saúde e a prevenção da disseminação de doenças. As crianças cuidadas em
centros de educação infantil têm risco aumentado de adquirir infecções. Esse risco
está associado com as características ambientais e à maior suscetibilidade das
crianças devido a hábitos que facilitam a disseminação de doenças como levar as
mãos e objetos a boca e contato interpessoal muito próximo. Em vista da
importância dos bons hábitos de higiene para a vida do ser humano, é essencial que
está consciência seja desenvolvida ainda na infância. O objetivo do estudo foi avaliar
hábitos de higiene, com ênfase na lavagem das mãos e higiene corporal, nas
crianças de 6 a 10 anos da CEM Neyde Tonanni Marão, Votuporanga, SP. Trata-se
de um estudo descritivo, quantitativo e exploratório, em que os dados foram obtidos
por meio de um instrumento de coleta de dados previamente elaborado pré-teste,
com a finalidade de avaliar as condições de higiene de 20 crianças. O estudo foi
realizado com crianças na faixa etária de 6 a 10 anos, nos meses de agosto a
setembro de 2016. Em relação ao gênero 80% foram do sexo feminino e 20% do
sexo masculino. Quanto ao conhecimento prévio sobre higiene corporal e pessoal
identificados no pré teste, 83,06% das crianças responderam corretamente questões
relacionadas a práticas corretas, enquanto 16,94% responderam de forma
inadequadas ou erradas. Conclui-se que a falta de conhecimento sobre higiene
corporal e pessoal estão relacionados ao ambiente, modo de vida, e alfabetização
que evidenciam a necessidade de elaborações de intervenções de saúde, que
promovam o autocuidado e melhoram as práticas de higiene.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS