NÍVEL DE PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E DE CONHECIMENTO SOBRE USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES E SUPLEMENTOS ALIMENTÁRES DE ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO ATENDIDOS PELO PIBID-EDUCAÇÃO FÍSICA

Conteúdo do artigo principal

Antonio Alves de OLIVEIRA
Thais Fernanda Andriotti de MATTOS
Valter Mariano dos Santos JUNIOR

Resumo

Os esteroides anabolizantes são tidos como substâncias sintéticas que utilizadas no
campo da saúde para fins terapêuticos, tratamento de doenças, traumas entre outras
intemperes que podem assolar a saúde humana, muitos deles derivam a partir do
hormônio masculino testosterona quem tem como princípio básico o ganho de
massa muscular, força e resistência muscular, capacidades que alteram a destreza o
que influencia na qualidade do treino e consequentemente na estética. Os objetivos
do presente estudo foi verificar o nível de atividade física, conhecimentos
relacionados ao uso de anabolizantes, e quanto ao uso de suplementos alimentares
de escolares. A mostra foi constituída por 57 escolares do Ensino Médio de ambos
os sexos de uma escola Estadual com idades entre 14 e 17 anos, inicialmente foram
esclarecidos quanto às questões relacionadas a proposta de aula prevista no
cronograma do projeto PIBID subprojeto Educação Física, em seguida responderam
a cinco questões ligadas aos objetos deste estudo. Em relação a prática de
atividades físicas, 42 afirmaram praticar e gostar, 15 não, em relação a satisfação
com o corpo, 27 afirmam estar satisfeitos, 30 afirmaram não estar, em relação ao
uso de suplementes alimentares e substâncias ergogênicas apenas 3 afirmaram ter
tido contato, 54 nunca, em relação ao uso por amigos, 34 afirmaram conhecer
amigos que já usaram, 23 que não, sobre os efeitos colaterais dos anabolizantes, 45
afirmam ter ciência sobre os efeitos, 12 que não. Assim é possível considerar que o
grupo participante da pesquisa, possui um bom conhecimento quanto aos efeitos
dessas substâncias, apresentam um interesse significativo quanto a prática de
atividades físicas, a proposta do projeto PIBID-Educação Física é com base nos
dados coletados é intervir com metodologias que melhorem ainda mais qualidade de
aulas desses escolares, afim de que os mesmos se sintam mais motivados em
práticas de atividades físicas.
Palavras: Esteroides Anabolizantes; Escolares; Atividade Física.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

RIBEIRO, Paulo César Pinho. O uso indevido de substâncias: esteróides

anabolizantes e energéticos. Adolesc Latinoam, v. 2, n. 2, p. 97-101, 2001.

VENANCIO, Daniel Paulino et al. Avaliação descritiva sobre o uso de esteroides

anabolizantes e seu efeito sobre as variáveis bioquímicas e neuroendócrinas em

indivíduos que praticam exercício resistido. Revista Brasileira de Medicina do

Esporte, 2010.

MACEDO, Clayton Luís Dornelles et al. Uso de esteroides anabolizantes em

praticantes de musculação e/ou fisiculturismo. Revista Brasileira de Medicina do

Esporte, v. 4, n. 1, p. 13-17, 1998.

BOFF, Sérgio Roberto. Efeitos colaterais dos esteroides anabolizantes sintéticos.

Rev. bras. ciênc. mov, v. 16, n. 1, p. 123-127, 2008.