PERFIL DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA/SP

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Mariana Estevam GONÇALVES
Marilia Martinez da SILVA
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar o perfil da aptidão física relacionada à
saúde em estudantes do Ensino Médio de uma escola particular do município de
Votuporanga/SP. Fizeram parte da amostra 43 estudantes (N=21 meninas e N=22
meninos) de 15 a 17 anos. Para a avaliação da composição corporal foram
realizadas medidas de peso corporal (kg) e estatura (m), e assim foi determinado o
Índice de Massa Corporal (IMC). Já para verificar o desempenho motor foram
realizados os testes de sentar e alcançar (flexibilidade), flexão abdominal durante 60
segundos (resistência muscular) e corrida de 6 minutos (resistência
cardiorrespiratória). Como referencial foi utilizado o Manual do Proesp (GAYA,
2016). Os dados foram tratados mediante estatística descritiva em valores de Média
e Desvio Padrão. Para o IMC foram encontrados valores médios de 21,31 2,73
kg/m2 nas meninas e 22,6 3,29 kg/m2 nos meninos, quando comparados ao
referencial, tanto as meninas quanto os meninos se encontravam na zona saudável.
No teste de sentar e alcançar foram encontrados os valores médios de 35,4 13,27cm
para as meninas e 35,6 11,05cm nos meninos, quando comparados ao referencial,
ambos os gêneros se encontravam em zona saudável. Para o teste de flexão
abdominal foram encontrados os valores médios de 27,5 6,87 rep nas meninas e
35,1 5,84 rep nos meninos, quando comparados ao referencial, as meninas se
encontravam na zona saudável e os meninos na zona de risco à saúde. Na corrida
de 6 minutos as meninas tiveram como valores médios de 805,0 72,16m e os
meninos 1.124,4 160,53m, quando comparados ao referencial, ambos os gêneros se
encontravam na zona de risco à saúde. Conclui-se que o perfil da aptidão física dos
avaliados variou conforme o gênero e deve-se dar uma maior atenção ao
desenvolvimento da capacidade física resistência cardiorrespiratória, onde em
ambos os gêneros a mesma se encontra em níveis abaixo do desejado.
Palavras-chave: Aptidão física. Estudantes. Ensino Médio.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

GAYA, Adroaldo Cezar Araújo. Projeto esporte Brasil: manual de testes e avaliação.

Porto Alegre: UFRGS, 2016.

GUEDES, D.P. Implicações associadas ao acompanhamento do desempenho motor

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