PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM SAÚDE NA APRENDIZAGEM ATIVA RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DO CURSO MEDICINA

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Nayane MAEDA
Flavia Cristina de Freitas MAIA
Fernanda Christie BATISTA
Leise Rodrigues Carrijo MACHADO

Resumo

Introdução: Em cumprimento às Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em
Medicina, o Curso da UNIFEV utiliza o método ativo Aprendizagem Baseada em
Projetos, objetivando a resolução de necessidades de saúde de uma realidade local.
Nos sétimo e oitavos períodos, os alunos desenvolvem atividades de Gestão e
Vigilância em Saúde. Objetivo: relatar experiência do planejamento estratégico
situacional (PES), como intervenção no uso abusivo de ansiolíticos e
antidepressivos, no município de Votuporanga, na Unidade Curricular Prática de
Integração Serviço Comunidade (PIESC): Gestão em Saúde. Metodologia: Primeira
etapa: alunos recebem o problema; Segunda etapa: detalhamento do problema;
Terceira etapa: apresentação formal do PES. Desenvolvimento: O PES constitui-se
em quatro momentos. O primeiro é o explicativo, que identificou possíveis causas e
levantou nós críticos, considerados centros práticos de ação, como o estilo de vida
da população, questões sociais e de relacionamento interpessoal; carência de
profissionais da saúde mental habilitados na Atenção Básica e trabalho insuficiente
das Equipes de Saúde da Família. Segundo: normativo, foram definidos objetivos e
resultados esperados - informatização dos usuários, proporcionar assistência
adequada, melhorar os mecanismos de referência e contra referência. Para o
sucesso da intervenção, propôs-se realização de Campanha de educação em
saúde, aumento do número de matriciamentos, capacitação dos profissionais de
saúde, registro das informações pelos Agentes Comunitários de Saúde. Terceiro:
estratégico, analisou-se recursos disponíveis como orçamento, agenda,
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disponibilidade de profissionais. Quarto: tático-operacional, realizou-se a
programação da implementação das propostas, incluindo o cronograma e atores
responsáveis pela execução. Conclusão: o PES tornou concreto o método ativo de
aprendizagem, possibilitou a reflexão e o desenvolvimento do planejamento em
saúde, como ferramenta imprescindível à gestão em saúde na educação médica. A
estratégia metodológica desenvolvida fortaleceu a reflexão do futuro médico na
intervenção de problemas de saúde, conforme perfil epidemiológico, financiamento e
solidificou a competência médica na área de gestão em saúde.

Palavras-chave. Educação Médica. Gestão em Saúde. Planejamento Estratégico
Situacional.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

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